Demanda

Alan Rick e dirigentes do Sinpol e UPB debatem pontos da Reforma da Previdência

 

O deputado federal Alan Rick (DEM) recebeu, nesta sexta-feira (12), em seu gabinete em Rio Branco, os membros da diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol) e policiais que compõem o núcleo da União dos Policiais do Brasil no Acre (UPB/AC). A reunião teve por objetivo a apresentação de sugestões de alteração ao texto da PEC 06/19, que trata da Reforma da Previdência proposta pelo governo federal.

Para o presidente do Sinpol, Tibério Cesar da Costa, o texto atual traz uma série de prejuízos à categoria dos policiais civis, tais como a falta de uma regra de transição funcional. Outro ponto questionado foi a idade mínima de aposentadoria, que pelo texto é meramente referencial, e além disso gradativa, aumentando ao longo dos anos.

Após ouvir apelos, Alan Rick prometeu articular um movimento na Câmara em favor da categoria/Ascom

Os representantes da UPB/AC apresentaram diversos argumentos na tentativa de demonstrar as especificidades do trabalho policial, o que segundo eles requer regras diferenciadas para a aposentadoria.

Como proposta ao deputado Alan Rick, os sindicalistas pediram isonomia ao tratamento dado aos militares, que mantiveram uma série de direitos vetados aos demais agentes de segurança pública. Como exemplos citaram a regra de transição aos militares prestes a se aposentar, o tempo mínimo de contribuição em 35 anos, bem como a manutenção da integralidade do valor da remuneração ao se aposentarem – extensiva às viúvas pensionistas e aos dependentes.

“Tudo que se aplica aos militares deve ser dado aos policiais civis, pois assim como eles a nossa profissão é de risco. Trabalhamos em regime de dedicação exclusiva, estamos sujeitos a uma escala de serviço exaustiva e insalubre, além disso sofrermos com a falta de efetivo, o que sobrecarrega ainda mais nossos profissionais”, ressaltou Tibério Cesar.

O deputado Alan Rick, que na Câmara tem dado especial atenção aos temas da segurança pública, se comprometeu com as reivindicações dos policiais civis, garantindo se empenhar na defesa das propostas que lhe foram apresentadas.

O deputado também se colocou à disposição da classe como articulador de um movimento em defesa de uma aposentadoria digna para os agentes da Polícia Civil.

Além dos diretores do SINPOL/AC, participaram do encontro com Alan Rick o perito criminal federal Luiz Fernando dos Santos, o delegado Karlesso Nespoli, o perito criminal Tiago Martins e o delegado da Polícia Federal Eduardo Gomes.