Dois sargentos da PM são presos por repassar informações a facção no RJ

Operação Tredo mira policiais suspeitos de repassar informações estratégicas a uma das maiores facções do Rio de Janeiro.

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 8, a Operação Tredo, destinada a desarticular um grupo formado por agentes de segurança pública suspeitos de colaborar com uma das maiores facções criminosas do Rio de Janeiro. A ação contou com apoio do Batalhão de Operações Especiais e da Corregedoria da Polícia Militar. Ao todo, foram expedidos 11 mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do estado.

Até o momento, dois sargentos da Polícia Militar foram detidos. Um dos investigados já havia sido preso na Operação Contenção, realizada no mês passado. Durante a ação, foram apreendidos três veículos e aparelhos celulares pertencentes aos alvos. As investigações tiveram início após o compartilhamento de informações sobre um militar da Marinha envolvido no fornecimento de drones e treinamento de criminosos, no contexto da Operação Buzz Bomb, em 2024.

A partir desse material, novas diligências identificaram policiais que repassavam dados sigilosos sobre operações planejadas em comunidades dominadas pela facção. O vazamento permitia que criminosos se organizassem previamente para dificultar a atuação das forças de segurança e frustrar ações oficiais. Entre os investigados está um sargento do BOPE responsável por escalar equipes em operações.

Os mandados cumpridos nesta segunda-feira buscam aprofundar as apurações e identificar possíveis novos integrantes da organização criminosa infiltrados na estrutura do estado. A ação integra a Missão Redentor 2, esforço permanente da Polícia Federal para enfraquecer grupos que atuam no Rio de Janeiro, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal na ADPF 635.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre