Balanço do Gefron mostra avanço no combate ao crime nas fronteiras do Acre

Relatório aponta aumento das operações contra tráfico de drogas, descaminho e crimes patrimoniais nas regiões de fronteira.

O Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron) apresentou, nesta quarta-feira (16), o balanço das ações realizadas entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2025. Os dados evidenciam o reforço no combate aos crimes transfronteiriços nas regiões de fronteira do Acre, com foco no tráfico de drogas, descaminho e crimes contra o patrimônio.

Ao longo do período, o Gefron registrou 157 ocorrências, sendo 33 relacionadas ao tráfico de drogas e 54 ao crime de descaminho. As ações resultaram na apreensão de 341.029 maços de cigarros, 52 veículos apreendidos ou recuperados e 798,80 quilos de entorpecentes retirados de circulação.

O balanço também aponta a apreensão de 10 armas de fogo e a realização de 96 conduções e prisões. No total, o grupo executou 231 operações ao longo de 2025, alcançando um valor estimado de R$ 14.167.863,00 em apreensões de produtos ilícitos.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou que os resultados são reflexo dos investimentos feitos pelo governo do Acre na área da segurança pública, com foco em estrutura, equipamentos e valorização profissional.

Segundo o Gefron, o desempenho é resultado de um trabalho estratégico baseado em inteligência, integração entre instituições e atuação constante das equipes nas fronteiras. A expectativa para 2026 é ampliar as operações, investir em tecnologia e fortalecer ações preventivas para garantir mais segurança à população acreana.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre