O papa Leão XIV pediu nesta quinta-feira (25) que se dê espaço ao diálogo para alcançar o bem comum na América Latina, durante sua primeira mensagem de Natal antes da bênção “Urbi et Orbi”, proferida da varanda da fachada da Basílica de São Pedro.
“Que o Menino Jesus inspire aqueles que têm responsabilidades políticas na América Latina para que, ao enfrentarem os numerosos desafios, se dê espaço ao diálogo pelo bem comum e não às exclusões ideológicas e partidárias”, disse o papa em sua mensagem.
Após celebrar a missa de Natal, Leão XIV apareceu na loggia central da fachada de São Pedro – onde, em 8 de maio, apresentou-se como novo pontífice – para a tradicional bênção “Urbi et Orbi” perante milhares de fiéis que compareceram apesar da chuva intensa.
Assim como fez Francisco durante seu pontificado, Leão XIV revisou em sua mensagem de Natal os conflitos e problemas no mundo e pediu paz para o Oriente Médio, a Ucrânia e outros países atingidos pela guerra.
“Se cada um de nós, em todos os níveis, em vez de acusar os outros, reconhecesse antes de tudo as suas próprias faltas e pedisse perdão a Deus, e ao mesmo tempo se colocasse no lugar daqueles que sofrem, fosse solidário com os mais fracos e oprimidos, então o mundo mudaria”, ressaltou Leão XIV em sua fala.
Neste dia em que os católicos celebram o nascimento de Deus, o pontífice assegurou que “Jesus assume sobre si a nossa fragilidade, identifica-se com cada um de nós” e mencionou “os numerosos refugiados e migrantes que atravessam o Mediterrâneo ou percorrem o continente americano”.
“Neste dia santo, abramos nosso coração aos irmãos e irmãs que estão necessitados e sofrem. Ao fazê-lo, abrimo-lo ao Menino Jesus que, com seus braços abertos, nos acolhe e nos revela sua divindade”, completou.



