O Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência) promoveu, em 2025, atividades de fortalecimento de suas políticas de educação previdenciária, ampliou ações de valorização dos aposentados e pensionistas, investiu na qualificação técnica de servidores e avançou em práticas de governança e transparência, garantindo a boa gestão dos recursos previdenciários, com o atendimento humanizado aos segurados.
A educação previdenciária foi priorizada, com a estruturação e criação de programas voltados a diferentes públicos, contemplando desde servidores em fase de pré-aposentadoria até aposentados, pensionistas e jovens beneficiários.
Entre as iniciativas desenvolvidas ao longo do ano, destacam-se os programas Acreprev Aposenta e Acreprev Itinerante, direcionados a servidores em fase de planejamento da aposentadoria; os programas Vida Nova e Acrevida, voltados ao público já aposentado e o programa Meu Futuro, destinado a jovens pensionistas, com foco em orientação e cidadania previdenciária.
Como parte desse processo, o Acreprevidência promoveu, em junho, o Workshop de Educação Previdenciária, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), por meio da Escola de Contas, reunindo profissionais de recursos humanos de diversos órgãos estaduais, além de parceiros institucionais, com o objetivo de alinhar procedimentos, esclarecer normas previdenciárias e fortalecer a cultura de planejamento previdenciário no serviço público.
Por meio do Programa Vida Nova, o Acreprevidência promoveu ações comemorativas, atividades de integração e orientações práticas, reforçando o vínculo institucional com aqueles que dedicaram a vida ao serviço público estadual.

O Instituto também intensificou a divulgação e o uso do aplicativo AcrePrev, ampliando o acesso a serviços digitais como contracheques, informes e orientações, reduzindo a necessidade de atendimento presencial e proporcionando mais comodidade aos segurados.
O Acreprevidência realizou treinamentos específicos, direcionados aos conselheiros do órgão, sobre compliance previdenciário, gestão de riscos e controles administrativos, alinhados às exigências do Pró-Gestão RPPS.
Ao longo de 2025, a instituição também promoveu ações de orientação e alerta para os segurados, evitando riscos de golpes telefônicos, além de oferecer atendimento em domicílio para os segurados impossibilitados de se deslocar até o Acreprevidência para realizar sua prova de vida, procedimento essencial para a segurança dos pagamentos e a correta manutenção dos benefícios.

Investimentos imobiliários como fonte estratégica de receita
Além dos avanços administrativos, 2025 também foi um ano de fortalecimento da política de investimentos do Acreprevidência, com destaque para os ativos imobiliários como fonte complementar de receita do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Atualmente, o Instituto possui um patrimônio composto por 13 imóveis, com a construção de prédios públicos para arrecadação de aluguéis, como a sede do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), gerando recursos que contribuem diretamente para o equilíbrio financeiro do regime e para o custeio do pagamento de benefícios.

De acordo com o presidente do Acreprevidência, Francisco Assis, a estratégia de diversificação de receitas reduz a dependência exclusiva das contribuições previdenciárias e dos aportes do tesouro estadual.
“Com esses investimentos, podemos fortalecer o equilíbrio financeiro e atuarial a longo prazo. A gestão dos imóveis observa rigorosamente os princípios da legalidade, economicidade e transparência, com contratos formalizados conforme a legislação vigente”, ressalta.
No dia 28 de novembro, o Acreprevidência foi homenageado em sessão solene realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em comemoração aos seus 20 anos de atuação.
Durante a solenidade, o presidente relembrou a trajetória do órgão desde sua criação, citando avanços na modernização dos processos, no desenvolvimento de sistemas e na ampliação da transparência. Assis participou da estruturação do instituto já nos primeiros anos, atuando inicialmente como analista de sistemas e contribuindo para o desenvolvimento das ferramentas que agilizaram a análise e concessão de aposentadorias.

Regularidade de pagamentos e transparência financeira
Ao longo de 2025, o governo do Estado, por meio do Acreprevidência, manteve a regularidade no pagamento de benefícios, assegurando estabilidade financeira aos segurados, com a divulgação do calendário anual de pagamentos.
No período, o Instituto realizou pagamentos que ultrapassaram R$ 600 milhões em aposentadorias e mais de R$ 100 milhões em pensões, beneficiando cerca de 14.156 aposentados e 4.393 pensionistas em todo o estado.



