De policiais a tribunais: veja todos os concursos previstos para 2026

O ano de 2026 deve concentrar um grande número de concursos públicos em todo o Brasil, com oportunidades previstas em órgãos federais, estaduais e municipais. As seleções abrangem áreas como segurança pública, tribunais, controle, educação, saúde, setor administrativo e legislativo, com salários que podem ultrapassar os R$ 30 mil, a depender do cargo e da instituição.

Entre os concursos federais aguardados estão os da Advocacia-Geral da União (AGU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), PRF Administrativo, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Supremo Tribunal Federal (STF), Controladoria-Geral da União (CGU), Casa da Moeda, Defensoria Pública da União (DPU) e Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Também há expectativa de editais nos Ministérios dos Transportes, da Defesa e da Saúde, além das Forças Armadas, com concursos previstos para o Exército, Marinha e Aeronáutica.

Na área de segurança pública, estão previstos concursos para os Corpos de Bombeiros de Alagoas, Roraima, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Mato Grosso e Pernambuco; Polícias Militares de São Paulo, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins, Piauí, Maranhão e Acre; além das Polícias Civis do Distrito Federal, Pernambuco, Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Amapá, Tocantins e Maranhão. Também aparecem seleções para Polícia Penal e área socioeducativa em diversos estados.

Os tribunais e órgãos de controle concentram algumas das maiores remunerações previstas, com concursos aguardados nos Tribunais de Justiça de Alagoas, Distrito Federal, Paraíba, Bahia, Tocantins e Goiás; Tribunais Regionais do Trabalho do Rio Grande do Sul e Mato Grosso; Tribunais de Contas do Distrito Federal, Santa Catarina, Amazonas, Piauí, Amapá, Paraíba, Acre e Maranhão, além das Controladorias-Gerais de estados como Acre, Amazonas, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Roraima.

Já nas áreas legislativa, administrativa, educacional e municipal, há previsão de concursos para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas do Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Acre, Ceará, Roraima e Paraíba, além de secretarias estaduais, universidades, órgãos reguladores, departamentos de trânsito, prefeituras e câmaras municipais. O cenário reforça 2026 como um dos anos mais promissores para quem pretende ingressar no serviço público.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre