Boletim Técnico da Faeac aponta crescimento no abate e na comercialização de bovinos no Acre

Relatório técnico mostra recuperação dos preços da arroba e forte avanço das vendas interestaduais do rebanho acreano.

Já está no ar o Boletim Técnico da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), edição 01/2026, lançado nesta quarta-feira (7). O documento apresenta dados sobre o fluxo de comercialização, abate e saída de animais do Acre em dezembro de 2025, com base em informações do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

De acordo com o boletim, os preços da arroba apresentaram flutuações leves ao longo de dezembro, com variações moderadas entre as três categorias analisadas. Houve leve recuperação em relação a novembro, quando os valores haviam registrado retração, indicando maior estabilidade no mercado pecuário ao final do ano.

O abate de bovinos em dezembro registrou aumento de 3.390 cabeças, crescimento de 6,37% na comparação com o mês anterior. No acumulado de 2025, o estado totalizou 664.455 abates, frente a 581.252 em 2024, representando uma expansão de 10,87%, o que reforça o bom desempenho da atividade ao longo do ano.

Outro destaque foi a saída interestadual de bovinos, que em dezembro de 2025 alcançou 27.246 cabeças, alta de 2,54% em relação a novembro. O volume é 88,62% superior ao registrado em dezembro de 2024. No acumulado do ano, 378.808 cabeças foram movimentadas entre estados, um crescimento expressivo de 74,65% na comparação com 2024, consolidando a expansão das vendas do rebanho acreano para outros mercados.

Do total de animais que deixaram o Acre em dezembro, 13.614 cabeças (49,97%) foram destinadas a diferentes proprietários, enquanto 13.632 (50,03%) seguiram para o mesmo proprietário, demonstrando equilíbrio no perfil das operações de saída.

A Faeac esclarece que os dados referentes ao estoque de bovinos em dezembro de 2025 não foram divulgados neste boletim. As informações ainda passam por processamento e consolidação final da Campanha de Declaração de Bovinos, encerrada em 31 de dezembro, e serão publicadas oportunamente. O boletim é assinado por Assuero Doca Veronez, presidente da Faeac, Fernanda Araújo de Rezende, analista da área animal, e Glênia Caroline da Silva Andrade, analista de mercado.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre