Novo CAPSi chega para transformar o cuidado infantojuvenil em Rio Branco
Por
Secom Prefeitura
Crianças e adolescentes enfrentam diversos desafios no cotidiano e, muitas vezes, não conseguem nomear ou compreender o que sentem. Com o objetivo de oferecer um cuidado que vai além do tratamento clínico, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta quarta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Damião Nunes da Costa, localizado no bairro Sobral, na capital acreana.
Com objetivo de oferecer cuidado que vai além de tratamento clínico, Prefeitura de Rio Branco inaugurou Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Damião Nunes da Costa. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A unidade funcionará em modelo de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio. O acolhimento será realizado de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h. Já às sextas-feiras, as atividades serão voltadas ao alinhamento interno da equipe, estudos de casos e visitas direcionadas, conforme a necessidade dos usuários.
Para o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o CAPSi representa um espaço de acolhimento, proteção e esperança para crianças e adolescentes do município. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Para o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o CAPSi representa um espaço de acolhimento, proteção e esperança para crianças e adolescentes do município.
“Com o empenho do secretário Rennan e de uma equipe comprometida, garantimos às nossas crianças uma referência em cuidado psicológico, algo que a cidade aguardava há muitos anos”, destacou o gestor.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, ressaltou o caráter histórico do momento para a saúde pública da capital, especialmente no fortalecimento da atenção psicossocial.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, ressaltou o caráter histórico do momento para a saúde pública da capital, especialmente no fortalecimento da atenção psicossocial. (Foto: Vitória Souza/Secom)
“Rio Branco vive um marco na saúde pública com o fortalecimento da atenção psicossocial. Em 2026, priorizamos o cuidado com crianças e adolescentes, atendendo a uma demanda histórica da capital. O CAPSi já está em funcionamento, com equipe qualificada e os primeiros 40 pacientes em atendimento. Nosso compromisso é torná-lo referência no Acre, oferecendo um cuidado humano e digno para quem mais precisa”, afirmou Biths.
Com uma equipe multiprofissional composta por cerca de 12 especialistas, entre médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e arteterapeutas, o centro oferece atendimentos individuais e em grupo.
“É fundamental promover a estabilização dessas crianças e adolescentes, favorecendo o convívio social e auxiliando na retomada da rotina”, ressaltou a coordenadora do CAPSi, Kelly Albuquerque. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A coordenadora do CAPSi, Kelly Albuquerque, explica que o foco principal da unidade é a saúde mental infantojuvenil. “É fundamental promover a estabilização dessas crianças e adolescentes, favorecendo o convívio social e auxiliando na retomada da rotina. Além disso, oferecemos atendimentos individuais e coletivos, como terapias em grupo, grupos operativos, arteterapia, entre outras atividades”, explicou a coordenadora.
O vereador João Paulo Silva afirmou que a inauguração do CAPSi representa uma vitória coletiva, resultado de quase duas décadas de luta, persistência e dedicação (Foto: Vitória Souza/Secom)
Profissional da saúde, o vereador João Paulo Silva afirmou que a inauguração do CAPSi representa uma vitória coletiva, resultado de quase duas décadas de luta, persistência e dedicação para que os dispositivos de atenção à saúde mental passassem a funcionar de forma efetiva no município. O psicólogo acrescentou: “Este é um passo histórico e extremamente significativo. Parabenizo o prefeito e todos os envolvidos nesse importante trabalho”.
Emocionada com a homenagem ao pai, que dá nome ao Centro, Sabrina Braga agradeceu o reconhecimento e ressaltou o legado deixado por Damião Nunes da Costa. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Emocionada com a homenagem ao pai, que dá nome ao Centro, Sabrina Braga agradeceu o reconhecimento e ressaltou o legado deixado por Damião Nunes da Costa.
“Meu pai tinha um espírito solidário e nunca recusava ajuda a quem precisava. Sinto-me honrada em ver o nome dele neste espaço e reconheço o esforço da gestão para tornar o CAPSi uma realidade. Este centro mantém viva a memória de um homem que dedicou a vida a servir as pessoas”, afirmou Braga.
Durante a inauguração, a dona de casa Avilene Silva, moradora da Vila Acre, relatou que aguardava desde o ano passado pela oportunidade de atendimento e foi informada da vaga por telefone. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Durante a inauguração, a dona de casa Avilene Silva, moradora da Vila Acre, relatou que aguardava desde o ano passado pela oportunidade de atendimento e foi informada da vaga por telefone.
“Espero, de coração, conseguir ajudar minha filha a superar suas dificuldades. Que outras mães observem com ateção o comportamento de seus filhos e não desistam de buscar atendimento especializado. Mesmo sendo um caminho difícil, cuidar da saúde mental das nossas crianças é essencial e faz toda a diferença”, declarou a mãe.
Investimentos em saúde mental infantojuvenil
Com investimento próprio de R$ 360 mil, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom celebrou a entrega da nova unidade de saúde mental, destacou o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial e reafirmou o compromisso da gestão municipal com um cuidado mais humano, digno e acessível à população que mais necessita.