O ex-ministro, jornalista e ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo, pré-candidato ao Palácio do Planalto, deve estar no Acre no fim de fevereiro para participar da posse do deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade) como presidente do Parlamento Amazônico. A solenidade está marcada para o dia 25 de fevereiro e deve reunir autoridades políticas e lideranças da região amazônica.
Afonso foi eleito por unanimidade para presidir o Parlamento Amazônico, organização que reúne parlamentares de países e estados da Amazônia Legal com o objetivo de fortalecer a cooperação regional e promover o desenvolvimento. Ele substituirá o deputado Laerte Gomes, de Rondônia, e comandará o órgão no biênio 2026/2027.
O Parlamento Amazônico atua como um importante fórum de debate e deliberação sobre temas estratégicos para a região, como meio ambiente, bioeconomia, integração regional, infraestrutura e desenvolvimento econômico, buscando soluções conjuntas para desafios comuns aos países e estados amazônicos.
Em 2025, Aldo esteve no Acre participando de uma série de atividades, incluindo palestras e seminários voltados ao setor produtivo, além de marcar presença na Expoacre, quando debateu temas relacionados ao desenvolvimento, soberania e potencial econômico da Amazônia.


