Em edição do Diário Oficial desta segunda-feira, 9, o governo do Estado publicou a nomeação da nova titular da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). Temyllis Silva assume a titularidade da pasta, no lugar de José Luis Tchê. Essa é a segunda vez que uma mulher assume o maior cargo da secretaria.
A nova secretária esteve à frente da Diretoria Administrativa da Seagri nos últimos três anos, período em que desempenhou papel estratégico na organização administrativa, na gestão orçamentária e no apoio à execução das ações da secretaria.
Com experiência em gestão pública, Temyllis atuou como secretária municipal da Juventude durante 6 anos, pela Prefeitura de Rio Branco. A gestora também possui formação em Ciências Contábeis. A nova secretária dará continuidade às ações e aos projetos que serão desenvolvidos em 2026.
Na Seagri, Temyllis participou da coordenação de projetos estruturantes e da realização das principais feiras e eventos agropecuários do estado. Com ações de destaques, a gestora atuou, por meio da Seagri, de forma integrada com produtores, municípios, entidades parceiras e o setor produtivo, contribuindo para o fortalecimento das políticas voltadas à agricultura e ao desenvolvimento rural.
O governador Gladson Camelí destacou que a escolha reforça o compromisso com a valorização de pessoas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento do Acre. “Ela chega para dar continuidade ao trabalho realizado pelo Tchê, fortalecendo ainda mais as políticas voltadas ao produtor rural. Além disso, é motivo de orgulho para o nosso governo ter mais uma mulher à frente de uma secretaria estratégica, mostrando que estamos avançando na ampliação da participação feminina nos espaços de decisão e de gestão pública”, afirmou.
A nova secretária agradeceu a confiança do governador Gladson Camelí, da vice-governadora Maílza Assis e de toda a equipe de governo pela missão assumida. Temyllis afirmou que encara o desafio com humildade, responsabilidade e consciência da importância de fortalecer a produção no estado.
Ela também pontuou que não será fácil suceder Luís Thê, e aproveitou para agradecer ao ex-secretário, ressaltando o legado deixado por ele. “Agradeço em especial ao Thê que construiu um legado sólido, respeitado e reconhecido pelos produtores e suceder alguém com a trajetória dele exige muita humildade e compromisso”, destacou.
Temillys ainda ressaltou a valorização dos produtores, dos servidores e a importância do diálogo na construção das políticas públicas voltadas ao setor. A gestora elogiou a equipe técnica da secretaria, considerada altamente qualificada, e mencionou o secretário adjunto Edvan Maciel, doutor na área e servidor de carreira, como peça fundamental para dar segurança às decisões e à continuidade do trabalho.
“Assumo essa missão com muita firmeza, dedicação e humildade para poder trabalhar todos os dias e honrar a confiança que me foi dada”.



