Forças do Brasil e Peru desmantelam pistas e laboratórios de cocaína na fronteira amazônica

Ações ocorreram em duas fases na região de Ramón Castilla, na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

A Polícia Federal, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Tabatinga (FICCO/TBA) e da FICCO no Amazonas (FICCO/AM), participou nos dias 15 e 16 de fevereiro de uma operação internacional contra o narcotráfico no distrito de Ramón Castilla, no Departamento de Loreto, no Peru, área estratégica da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Na primeira fase da ação, desencadeada a partir de informações de inteligência produzidas no Brasil, foram inutilizadas três aeronaves utilizadas pelo tráfico de drogas, além da destruição de uma pista clandestina que servia de apoio logístico ao transporte de entorpecentes com destino ao território brasileiro. Também foi desmantelado um laboratório rústico de produção de cocaína nas proximidades.

Já na segunda fase da operação, realizada de forma integrada com a Polícia Nacional do Peru e com apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas (COE/PMAM) e do Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (GEFRON/MT), foram inutilizados outros dois laboratórios de cocaína e apreendido um helicóptero utilizado no transporte de drogas a partir da região amazônica.

Segundo a Polícia Federal, as estruturas atingidas estavam diretamente vinculadas à logística do tráfico internacional de drogas. A FICCO/AM reúne representantes de diferentes forças de segurança e atua de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado e à criminalidade violenta no estado do Amazonas.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre