Frisacre representa Acre na comitiva de Lula à China para exportações

O presidente Lula (PT) vai levar nas próximas semanas uma comitiva de empresários e representantes de entidades do agro brasileiro para sua viagem à China, entre os assuntos que serão discutidos, estão a abertura de mercado para os produtos brasileiros, o estabelecimento de acordos bilaterais e cooperação técnica para o agronegócio.

Entre as mais de 100 pessoas que devem participar da comitiva, segundo relatou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, estão os empresários acreanos da família Leite, que atuam no ramo frigorífico, educacional e comércio. Os empresários Murilo Leite e Ricardo Leite, representantes da Frisacre, estarão compondo a comitiva, juntamente com Maria Carolina Rebollo Machado Leite, Marcos Paulo Parente Araújo, Maíra Santiago Pires Parente e Luana da Silva Machado.

“Estabeleci como fundamental o Acre ter um desses frigoríficos. Isso será importante para o setor pecuário acreano e toda região”, disse Jorge Viana, ex-senador acreano e presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que foi recebido na quinta-feira, 16, pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para um almoço exclusivo visando tratar do encaminhamento da habilitação de novas plantas frigoríficas para exportação de carne para o mercado chinês. 

A indústria acreana vem trabalhando desde 2019 em busca de preencher todos os requisitos do governo chines para o credenciamento da planta no Estado. 

As exportações de carne bovina brasileira, que haviam sido interrompidas devido a suspeita de um caso de vaca louca no Pará, também devem estar na pauta dos encontros. Desde o dia 6 de março, a OMS já considera o problema resolvido, porém o embargo chinês permanece.

A China é, desde 2009, o maior parceiro comercial do Brasil e um dos principais destinos de investimentos chineses. Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre