Pular para o conteúdo

Presidente do ITERACRE busca parcerias para acelerar regularização fundiária na Amazônia Legal

Nesta quarta-feira, 14, teve início no Estado do Mato Grosso o 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, um evento de grande importância que pode discutir a pauta da regularização fundiária na região. A presidente do Instituto de Terras do Acre (ITERACRE), Gabriela Câmara, marcou presença nesse fórum, iniciando uma intensa agenda com o objetivo de buscar parcerias e soluções para os desafios relacionados à regularização fundiária. 

Durante o fórum, Gabriela teve a oportunidade de se reunir com os presidentes dos Institutos de Terras da Amazônia Legal, uma reunião estratégica para discutir as problemáticas e desafios enfrentados na desburocratização da regularização fundiária em seus respectivos estados. A presidente do ITERACRE apresentou o programa “Minha Terra de Papel Passado” e compartilhou as inovações e metodologias implementadas pelo instituto, com base em sua experiência na iniciativa privada.

A regularização fundiária é uma questão fundamental para o desenvolvimento da região da Amazônia Legal. Sem acesso ao título definitivo da terra, a preservação ambiental fica comprometida, a produção de alimentos é dificultada e a chegada de políticas públicas é inviabilizada. Gabriela ressaltou a importância da vontade política dos governantes para impulsionar o avanço dos processos e o desenvolvimento de todas as etapas até a entrega do título definitivo.

Durante o fórum, a presidente do ITERACRE teve a oportunidade de estabelecer contato com o Presidente Bruno, do Instituto de Terras do Pará, com quem ficou definida uma visita para conhecer a metodologia de trabalho utilizado no estado vizinho. Há também a possibilidade de assinatura de um termo de cooperação técnica visando a implementação do sistema Sicarf no ITERACRE, o que contribuiria para a melhoria dos acessos aos processos de regularização fundiária.

Gabriela Câmara agradeceu ao Governador Gladson Cameli (Progressistas) pela confiança depositada e por seu empenho na regularização fundiária. Com base nos relatos dos demais presidentes presentes no fórum, ela ressaltou os avanços conquistados pelo estado do Acre, que tem se destacado na agilidade das etapas do processo de regularização. O objetivo é transformar o ITERACRE em uma referência na regularização fundiária, superando os desafios da legislação e as particularidades da região, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre