Nesta segunda-feira, 19, durante coletiva realizada na inauguração da primeira fase da reforma da Procuradoria-geral do Estado (PGE), o governador Gladson Cameli (Progressistas) comentou sobre a decisão da Justiça Federal do Acre que embargou o edital de construção da estrada que ligaria Cruzeiro do Sul a Pucallpa, no Peru.
“Precisa-se daquela estrada. Quando nós falamos de desenvolvimento e sustentabilidade, nós precisamos achar um meio termo. Eu estou indo à Brasília e uma das pautas será essa. Vamos tratar com o governo federal, para saber o que de fato o Executivo Federal pensa sobre esse assunto. Porque para gente não começar uma discussão e não ter recursos lá na frente, criar uma expectativa e depois não ter andamento”, disse Gladson.
Segundo Cameli, o projeto proposto pelo governo do Acre não afetaria o Parque Nacional da Serra do Divisor, que segundo ele, a estrada teria um desvio entre Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, até Pucallpa.
“Já é exemplo em alguns países, que é são as estradas ambientais. Ela é um formato diferente das atuais, não dá tanto impacto ambiental. O projeto não iria passar pelo Parque. Teria um desvio, mas iria aumentar o custo”, explicou.