O peão campeão da montaria em touros do Rio Preto Country Bulls foi o estreante Tales Silva Xavier, de 24 anos, de Feijó, no Acre. Ele somou 355,75 pontos na competição. Na final, ele encarou o touro Agressor Júnior.
Mesmo com o braço esquerdo fraturado, em uma das eliminatórias, Tales conseguiu ficar em cima do touro o tempo suficiente para conquistar seu título inédito.
“A emoção é grande em estar aqui e ser pela primeira vez campeão. Estou muito feliz. Só tenho que agradecer a Deus”, disse o peão em entrevista no Brasil Rural TV.
O segundo colocado da competição foi Alceu Júnior Souza, de Água Clara (MS), o terceiro foi Frederico Araújo, de Jaboticatubas (MG). Em quarto, um representante da região: Pablo Rodrigues, de Jaci.
“Foi a primeira vez que o Tales venceu uma competição em Rio Preto, o que foi uma grande surpresa, porque superou muitos peões com títulos nacionais e internacionais. É um novo talento dos rodeios revelado aqui, mantendo a nossa tradição”, diz Enrique Moraes, organizador da competição. Ao todo participaram 50 peões de todo o País.
O peão campeão mundial Rafael de Brito, de Potirendaba, também participou da montaria de touros, mas caiu nas provas eliminatórias de sábado.
Já no cutiano, modalidade em cavalos, o vencedor foi Matheus Lima Matos, de Pirapora do Bom Jesus (SP): ele somou 264,50 na competição e levou a fivela para casa.
“Quando é para ser da gente, é para ser. Quando eu cheguei nesta final, não estava acreditando. Só tenho que agradecer a Deus por tudo. Eu não estava tão confiante. Consegui me consagrar campeão na festa”, diz Matheus.
Fechando a noite, o “anfitrião da festa” comemorou o título da melhor boiada do rodeio: a Cia Paulo Emílio, liderada pelos touros Agressor Júnior e Constrangido, recebeu a fivela de melhor boiada.