A prefeitura de Salvador oficializou o cancelamento do Carnaval de rua de 2022 devido ao avanço da covid-19 e a preocupação com a variante ômicron. A medida foi anunciada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil).
Seguinte o exemplo da capital baiana, a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro anunciou também o cancelamento do Carnaval de rua. É o 2º ano sem blocos na capital fluminense durante a folia devido à pandemia. Eduardo Paes (PSD) se reuniu nesta terça com Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação que representa alguns dos principais blocos da cidade para falar sobre o cancelamento.
Em Rio Branco, a execução do carnaval ainda é uma incógnita
Segundo Manoel Correinha, presidente da FEM (Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour), não há ainda uma decisão sobre a realização ou não do carnaval por parte do governo. Em um primeiro momento, Correinha chegou a se declarar inclinado à realização da festa. No entanto, temendo polêmicas, o presidente da FEM voltou atrás e preferiu não se posicionar. “Ainda não foi nada conversado, creio que logo iremos anunciar se vai ou não acontecer o carnaval”, afirma.
Situação bem parecida na Fundação Garibaldi Brasil (FGB) da prefeitura de Rio Branco. O presidente da entidade municipal, Pedro Henrique Aragão, declarou que “No momento não há nenhuma decisão tomada”, disse.