Pular para o conteúdo

Coronel Ulysses: um forte pré-candidato à prefeitura da capital

Ontem recebi em minha casa, a visita do deputado federal Coronel Ulysses, deputado federal do União Brasil. O parlamentar acreano pretendia obter algumas informações sobre a situação jurídica do bairro Wanderley Dantas. A liderança daquele bairro da capital – que se encontra sem regularização fundiária há mais de uma vintena de anos – pediu sua intervenção e ajuda. 

Foi um momento de descontração. Uma conversa amistosa. O Coronel Ulysses sempre foi uma pessoa muito agradável no trato pessoal. Conheço-o desde o início do ano dois mil quando cursava Direito na Universidade Federal do Acre (UFAC) e depois quando fomos aos EUA participar de um evento de Direitos Humanos numa Universidade Americana, ocasião em que visitamos a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. 

Aproveitamos para fazer uma retrospectiva da organização da Direita Conservadora no Estado do Acre. Lembrei-lhe como foi lançada sua candidatura ao Governo do Estado em 2018. Eu e meu amigo Nilo Barreto fizemos-lhe uma visita. Dizíamos, para convencer o possível candidato: Ulysses, você é acreano, chegou ao topo da carreira militar, tem formação jurídica, empresário que sabe o que é a livre iniciativa, morou no Estados Unidos, que é uma sociedade livre e aberta, cristão e pai de família. Portanto, encarna os valores Deus, Pátria e Família, os mesmos valores defendidos por Jair Bolsonaro que iria disputar a Presidência da República. 

A conversa foi presenciada pela esposa do Coronel Ulysses. Inicialmente relutantes, mas depois assumiram com entusiasmo à liderança do movimento  conservador.  Ao assumir a liderança do partido de Bolsonaro no Estado do Acre e tornando-se candidato ao Governo, Ulysses fez uma bela campanha, com votação consagradora, e foi exatamente esse recall que lhe permitiu chegar onde se encontra hoje: deputado federal de prestígio nacional. O Acre deu uma das maiores votações (proporcional) ao candidato Jair Bolsonaro.

Depois dessa introdução, discutimos a atual situação do bairro Wanderley Dantas. Eu já havia falado, por telefone, como se encontra a situação de regularização fundiária do bairro referido. Tinha-lhe informado que em razão de uma dívida da COHAB para com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), recaia sobre o Wanderley o gravame de uma penhora que impedia sua regularização fundiária, deixando 800 (oitocentas) famílias na incerteza da clandestinidade, sem seus imóveis titulados, num bairro já consolidado, em situação de irreversibilidade. 

Por último – como não poderia deixar de ser – falamos sobre a atual conjuntura política nacional e de sua atividade parlamentar na Câmara Federal, como deputado do UNIÃO BRASIL, uma das maiores e importantes agremiações políticas do Brasil, que elegeu três deputados federais pelo Estado do Acre. Eu e minha família demonstramos a Ulysses nossa simpatia pela coerência que está dando à sua atuação na Câmara Federal. Não se afastou dos valores conservadores. 

Pegando o gancho do tema da regularização fundiária do bairro Wanderley Dantas, manifestei a Ulysses meu entusiasmo com a política pública do Governador Gladson Cameli, referentemente a regularização fundiária (urbana e rural), que vem sendo implementada pelo Instituto de Terras do Acre (Iteracre), à testa do qual se encontra a jovem empresária Gabriela Câmara, cuja ação administrativa recebe apoio do Senador Alan Rick (União Brasil), deputados Manoel Morais (PP) e Afonso Fernandes (PL). Especialmente destes parlamentares. 

Destaquei a importante ação parlamentar do deputado estadual Afonso Fernandes (PL), para se avançar com a política pública de regularização fundiária urbana e rural, com sua proposta de criação de uma Vara Especializada na solução de conflitos e regularização fundiária, cuja iniciativa de lei, obrigatoriamente, deve ser do Poder Judiciário.

Por derradeiro, falamos sobre uma provável candidatura sua (Ulysses) à Prefeitura da capital, Rio Branco. Disse a Ulysses o mesmo que eu já havia dito lá atrás, em 2018: acreano, chegou ao topo da carreira militar, com formação jurídica, empresário que entende o que é a livre iniciativa, conhece uma sociedade livre e aberta (americana), cristão e pai de família. 

Contudo, destaquei algo a mais para justificar sua pré-candidatura à prefeitura de Rio Branco. Além de deputado federal eleito, que passou pelo teste das urnas e foi aprovado, você Ulysses, tem plenas condições de provocar a unidade das forças de direita que em 2018 elegeram Jair Bolsonaroa, Gladson Cameli Governador, dois Senadores (Petecão e Márcio Bittar), e vários parlamentares. Você pode novamente levantar a bandeira de Deus, Pátria e Famíla, acrescentado agora de Liberdade e Propriedade

Ulysses, você pode liderar a capital Rio Branco com a tese de transformar todos os acreanos em proprietários, com um amplo programa de regularização fundiária e urbana no município, para criar emprego e renda que é a grande necessidade atual de todos os acreanos! Você faria o contraponto à esquerda que, ao invés de transformar as pessoas em proprietárias, querem perturbar a propriedade, gerando instabilidade jurídica, como o faz o movimento político (MST), que você conhece muito bem acompanhando a CPI cuja relatoria está sob o comando do seu colega, ex-ministro Ricardo Sales.

Os acreanos estão esperando seu comando, Coronel!

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre