As colunas políticas acordaram meio turbulentas nesta quinta-feira, 14, tendo em vista o anúncio do possível afastamento do deputado federal Eduardo Velloso (União-AC) do cargo por quatro meses. Quem deve assumir é o também médico Fábio Rueda, primeiro suplente do partido e irmão do advogado Antônio Rueda, um dos principais “manda-chuva” do União Brasil.
Num misto de informações desencontradas, mil e uma possibilidades são elencadas sobre as razões do afastamento temporário de Velloso. Alguns veículos chegaram a dizer que Eduardo deve lançar uma possível candidatura à Prefeitura de Rio Branco e outros que sua esposa, a médica cardiologista Rejane Holanda possa ser a vice de alguma candidatura já posta.
Só resta saber de quem Rejane será vice. Marcus Alexandre ou Bocalom?
Até então, o cálculo do União Brasil era de uma candidatura do deputado Coronel Ulysses à prefeitura, com o apoio do Republicanos de Duarte e do PL, sob o comando da família Bittar. Mas parece que os planos mudaram.
É preciso lembrar de outras duas figuras que compõem o UB no Acre. Os senadores Alan Rick e Marcio Bittar. Marcio já está de malas prontas para ir para o Partido Liberal, mas Alan é o presidente da executiva estadual.
Respostas para todo esse imbróglio envolvendo o União Brasil no Acre, as eleições do próximo ano, e quiçá as de 2026, só podem ser respondidas por Eduardo Velloso, que questionado pela redação do Diário do Acre, não respondeu até o fechamento desta coluna. Segundo assessores do parlamentar: ‘Ainda hoje o Deputado fará um pronunciamento na câmara federal’.