Presente nesta terça-feira, 09, na apresentação do projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana, no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”, com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), pediu para a ministra que não deixe a rodovia de Pucallpa de fora das rotas, numa integração com o Juruá.
Assuero entregou à ministra Simone Tebet um documento defendendo a proposta: “Essa estrada também faz parte da necessidade de novas rotas”, disse.
Rotas de Integração Sul-Americana
Tebet anunciou que todas as cinco rotas de integração do Brasil com outros países da América do Sul já estão dentro do Novo PAC, com orçamento assegurado e previsão de conclusão para 2026.
Entre essas rotas, destaca-se a Quadrante Rondon, fundamental para conectar o Norte brasileiro aos portos do Peru, oferecendo ao Acre uma saída estratégica para o Pacífico. A abertura da Rota Quadrante Rondon coloca o Acre como ponto de passagem obrigatória para os estados brasileiros de cargas recebidas e enviadas pelo Porto de Chancay, no Peru, desafogando o Porto de Santos, em São Paulo.
“Vocês vão ter acesso não só ao Porto de Chancay como os portos de Arica, Ilo e Matarani. O Brasil, para ter acesso aos maiores centros compradores de commodities, tem que percorrer sete mil quilômetros a mais para transportar os recursos. Estamos falando de diminuir em até três semanas a chegada e partida do que compramos e vendemos”, disse a ministra.