A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou nesta quarta-feira, 17, o Projeto de Lei (PL) que altera o inciso 2 do artigo 15 da Lei Municipal nº 2310, de 18 de dezembro de 2018, regulamentando o serviço de mototáxi na capital acreana. A nova medida estende a validade das motocicletas utilizadas pelos mototaxistas de 8 para 12 anos.
O vereador Arnaldo Barros (Podemos), autor do projeto, justificou a alteração como uma forma de reduzir os custos operacionais dos mototaxistas, muitos dos quais enfrentam dificuldades financeiras para renovar seus veículos.
“Eles não vão mais ser constrangidos, porque alguns deles não têm condições para comprar uma outra moto, mas têm condições de fazer uma revisão, ainda que seja uma revisão de motor ou a troca de um pneu. Portanto, agora eu tenho uma certeza que eu vou contar com os pares, ou seja, com os vereadores que aqui estão pra aprovação desse projeto de lei”, afirmou Arnaldo.
Com a aprovação, a validade das motocicletas utilizadas no serviço de mototáxi passará a ser de 12 anos, proporcionando mais tempo para que os mototaxistas possam manter seus veículos em operação sem a necessidade imediata de adquirir novos modelos.