Pular para o conteúdo

Livre da aftosa sem vacinação, Acre tem sinal verde para exportar carne bovina para o Canadá

Após a atualização do Certificado Sanitário Internacional (CSI) pelo Canadá, o Acre está autorizado a exportar carne bovina desossada para o país norte-americano. Essas exportações também envolvem estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de alguns municípios no Amazonas e Mato Grosso.

A exportação para o Canadá estava suspensa para esses estados e municípios porque o protocolo bilateral exigia que a carne fosse proveniente de áreas com vacinação contra febre aftosa nos últimos 12 meses. Como a imunização foi interrompida em 2020, conforme o plano brasileiro de retirada da vacinação, as exportações desses locais ficaram temporariamente bloqueadas. Somente o estado de Santa Catarina, que há anos é reconhecido internacionalmente como livre da aftosa sem vacinação, manteve suas exportações.

Agora, com a reavaliação da Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), os embarques de carne bovina desossada e maturada dessas regiões podem ser retomados. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, o Canadá importou 8,1 mil toneladas de carne bovina brasileira em 2023, com um valor de mercado de US$ 39 milhões, representando um aumento de 18% em relação ao ano anterior.

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, destacou a importância dessa ampliação do mercado durante um evento em Cuiabá: “Ampliamos a retomada do mercado de carne bovina para o Canadá”, afirmou.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre