Pular para o conteúdo

Nasce a Coopagro: nova Cooperativa Agropecuária do Acre com foco no fortalecimento do agronegócio estadual

Foi fundada a Cooperativa Agropecuária do Estado do Acre (Coopagro), presidida pelo ex-deputado Geraldo Pereira Maia Filho, com o objetivo de representar uma cooperativa de abrangência estadual. A Coopagro já conta com uma diretoria especializada em diferentes áreas do agronegócio, sendo formada por Rodrigo Pires, responsável pela diretoria de café; Tiago Santiago, na diretoria de milho e soja; e Edivan Azevedo, que atuará na diretoria de pecuária.

A criação da Coopagro já possui o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com a assinatura formal prevista para esta semana. Valdemiro Rocha, presidente da OCB, endossa a iniciativa, que chega com 40 produtores associados e está aberta a novos membros interessados nas cadeias produtivas de café, milho, soja e pecuária. A cooperativa promete ser um pilar importante para o avanço do agronegócio acreano.

Foco na autossuficiência e suporte aos pequenos produtores

Geraldo destaca que a cooperativa surge com o objetivo de ser autossuficiente e fornecer suporte direto a pequenos e médios produtores. A ideia é avançar com tecnologia no campo, como reforçou Edivan Azevedo, que projeta o uso de inovações para aumentar a produtividade na pecuária. “Vamos avançar com tecnologia, aumentando a produtividade no campo”, afirmou Azevedo. Para o setor de café, a meta inicial é o plantio de 500 hectares na região da Vila do V, como explicou Rodrigo Pires.

Thiago Santiago reforça que a Coopagro terá um papel crucial na viabilização do plantio e no fornecimento de equipamentos e infraestrutura para o beneficiamento dos grãos, ampliando as oportunidades para pequenos e médios agricultores.

Apoio e objetivos estratégicos

A Coopagro também conta com o apoio e uma emenda da bancada federal, especialmente do senador Alan Rick, que preside a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

O estatuto da cooperativa define como metas o apoio às iniciativas econômicas regionais, o incentivo ao associativismo e ao cooperativismo, a promoção da qualificação profissional no meio rural e a implementação de práticas agrícolas sustentáveis. Além disso, a Coopagro visa contribuir para a segurança alimentar e fortalecer a produção agropecuária, agroindustrial e agroflorestal no estado.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre