O País não tem um titular na elite global do esporte a motor desde o fim de 2017, com a aposentadoria de Felipe Massa.
Campeão da Fórmula 3 em 2023 e líder da Fórmula 2 em 2024 faltando duas etapas para o fim da temporada da categoria suporte, Gabriel Bortoleto será piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025, recolocando o Brasil no grid da categoria máxima do automobilismo mundial.
O País não tem um titular na elite global do esporte a motor desde o fim de 2017, com a aposentadoria de Felipe Massa — em 2020, Pietro Fittipaldi correu dois GPs pela Haas como substituto do lesionado Romain Grosjean, da França. Agora, Bortoleto encerra o jejum do Brasil, terra de três campeões da F1.
Gabriel, aliás, será piloto de uma equipe de fábrica em 2026, quando a Sauber se transforma na Audi. O piloto assina com o time após uma longa negociação entre a escuderia e o staff do piloto da Academia da McLaren, da qual o brasileiro é júnior desde o fim de 2023, na esteira de seu título na F3 — Bortoleto e o grupo inglês agora se ‘divorciarão’.
A liberação por parte de Woking se deu pela garantia de titularidade que a Sauber / Audi deu para o competidor do Brasil: era a condição que a McLaren impunha para abrir mão dos serviços de seu pupilo — falava-se de Gabriel como reserva da Sauber em 2025, mas isso não interessava às outras partes.
No fim, em meio à concorrência com o finlandês Valtteri Bottas, atual dono da vaga na escuderia suíça de Hinwil, a cúpula da futura Audi optou por Bortoleto em um contrato plurianual, abrindo mão dos serviços do veterano. Este, por sua vez, explora suas opções futuras, podendo ser reserva da Mercedes.
O anúncio oficial de Bortoleto como piloto titular da Sauber / Audi já a partir de 2025 é iminente, com trâmites burocráticos da liberação do brasileiro pela McLaren em andamento — além disso, a cúpula da futura casa de Gabriel no automobilismo está definindo como confirmá-lo, o que deve vir na próxima semana.