Pular para o conteúdo

Escola do Poder Judiciário do Acre lança cursos sobre Inteligência Artificial

As ações educacionais visam alcançar maior eficiência na gestão de unidades e melhoria da prestação jurisdicional.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) lançou três cursos sobre Inteligência Artificial (IA), destinados ao uso da tecnologia para elaboração de textos jurídicos e à prática judicial. As atividades estão com as inscrições abertas, basta acessar o Portal da Esjud (https://esjud.tjac.jus.br/) ou clicar nos card’s de divulgação abaixo.

Diretor do Órgão de Ensino, o desembargador Elcio Mendes assinalou que a escola tem oferecido diversas ações educacionais que lançam mão de recursos tecnológicos para se alcançar maior eficiência na gestão de unidades e melhoria na prestação jurisdicional.

Cursos e Oficina

O curso “Elaboração de Textos Jurídicos com Auxílio de Inteligência Artificial” será realizado em modalidade presencial no dia 13 de dezembro, no Laboratório de Informática 4 da Uninorte, das 8h às 11h e das 14h às 17h (horário do Acre). O objetivo é utilizar o ChatGPT como ferramenta de produção de textos de alta qualidade. Com seis horas-aula, são 50 vagas voltadas a magistradas, magistrados e assessores do Poder Judiciário do Acre, conforme adesão à Portaria nº 4637/2024 – TJAC. A ação será conduzida pelo juiz federal George Marmelstein (JFCE), doutor em Direito (Universidade de Coimbra – Portugal), mestre em Direito Constitucional (UFC).

Para saber mais sobre o curso “Elaboração de Textos Jurídicos com Auxílio da Inteligência Artificial, acesse o Edital nº 144/2024.

O mesmo público-alvo será englobado no curso “Elaboração de Textos Jurídicos com Auxílio de IA – Avançado”, que possui carga horária mais extensa, de 30 horas-aula. Começa a ser oferecido nesta terça-feira, 12, e se estenderá até o dia 12 de janeiro de 2025. Sempre em modalidade EAD, o intuito dessa agenda é proporcionar um entendimento aprofundado da estrutura, funcionamento, limites e possibilidades do ChatGPT, incorporando estratégias de persuasão nos textos jurídicos, empregando a ferramenta. O responsável pela agenda também será o doutor George Marmelstein.

Para saber mais sobre o curso “Elaboração de Textos Jurídicos com Auxílio de IA – Avançado”, acesse o Edital nº 141/2024.

IA e Justiça: Integrando o ChatGPT na Prática Judicial

Em modalidade presencial, a oficina “IA e Justiça: Integrando o ChatGPT na Prática Judicial” acontece dia 21 de novembro (das 8h às 11h e das 14h às 17h) horário do Acre, no Laboratório 4 de Informática da Uninorte. O público-alvo é semelhante ao das capacitações acima. O formador será Esdras Benchimol, juiz titular da Vara de Crimes contra Vulneráveis da Comarca de Boa Vista e auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A oficina propiciará sugestão de perguntas em audiência, formulação de quesitos, mapeamento argumentativo, análise de discurso, uso do modo interpretativo para análise jurídica, elaboração automática de ementas, de minutas, estrutura do prompt etc.

Para saber mais sobre o curso “IA e Justiça: Integrando o ChatGPT na Prática Judicial”, acesse o Edital nº 143/2024.

GAR

As três agendas estão em consonância com os normativos que fixam indicadores para a concessão da Gratificação por Alcance de Resultados (GAR). 

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre