Os membros do Grupo de Trabalho de Grãos participaram, nesta quinta-feira, 14, de uma apresenta com a equipe do Idaf sobre o cadastro de unidades de soja no estado. O cadastro é importante para criação de medidas fitossanitárias de prevenção e controle da ferrugem asiática da soja no estado. Participaram do encontro representantes da Cageacre, Seagro, Banco do Brasil, Anac, Ufac, Seagri e Sebrae/AC.
O Idaf apresentou o sistema de cadastro das lavouras de soja. O cadastro de áreas será obrigatório para o produtor para atender os normativos da lei federal de monitoramento da ferrugem asiática, principal praga que ataca os plantios.
Coordenador Josimar Batista agradeceu a presença e parceria da instituições.
O cadastro faz parte das ações estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), instituído pela portaria Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Quero salientar os produtores da importância do cadastro junto ao Idaf para que a gente possa, a partir de então, avaliar a expansão da cultura, gerar políticas dentro do estado e aproximar as demais instituições para que possam, juntamente com a Conab e o IBGE, desenhar o panorama de cultura de soja”.
A reunião desta quinta foi a última do ano. O coordenador do GT, Josimar Batista, agradeceu a parceria das instituições ao longo de 2024.”Quero agradecer os parceiros e entidades que compõem nosso GT, a Câmara Técnica de Agronegócio, coordenada pelo Judson Valentim, e ao Fórum com as pautas que levantamos para que as ações cheguem até os produtores com informações técnicas para desenvolvimento do setor”.