Pular para o conteúdo

Urgência do Projeto de Lei das Fake News: veja como cada deputado do Acre votou

A Câmara Federal rejeitou nesta quarta-feira (6) o requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) das fake news. Em vitória para a ala do governo, a proposta de acelerar a tramitação não passou por oito votos – foram 249 votos a favor, quando eram necessários 257. Caso o pedido fosse aprovado, o PL estaria pronto para ser votado no plenário.

Dos deputados do Acre, apenas Alan Rick (União Brasil), Mara Rocha (MDB) e Vanda Milani (PROS) votaram contra o requerimento de urgência para o PL das fake news, enquanto Perpétua Almeida (PCdoB), Léo de Brito (PT), Flaviano Melo (MDB) e Jesus Sérgio (PDT) votaram a favor do requerimento. Jéssica Sales (MDB) não votou.

O governo conseguiu barrar a aprovação do requerimento mesmo enfrentando dissidências de parte da base. O Republicanos, por exemplo, contrariou o Palácio do Planalto e orientou sua bancada a votar a favor do pedido. O Progressistas, do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (Progressistas-PR), liberou seus deputados para votarem como quisessem.

Entre os principais pontos do PL estão a criminalização das supostas fake news, a exigência de que empresas de tecnologia tenham sede no País e a proibição dos disparos em massa nos aplicativos de mensagens.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre