Secretarias de Segurança e Saúde se reúnem com empresa de telefonia para discutir melhorias nos teleatendimentos emergenciais

Na busca por soluções efetivas para os desafios enfrentados nos serviços de teleatendimentos de emergência 190, 192 e 193, as secretarias de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Saúde do Estado se reuniram nesta terça-feira, 11, eu com representantes da empresa de telefonia Oi e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A reunião teve como principal objetivo discutir melhorias nos serviços prestados, considerando as dificuldades que impactam diretamente a população acreana.

Atualmente a Sejusp conta com 30 linhas simultâneas para atendimento, mas enfrenta sérios problemas de telefonia. A perda média é de 34 ligações por hora. Para o secretário de Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, cada chamada não atendida pode estar relacionada a emergências críticas, como acidentes e problemas de saúde que exigem intervenção imediata. “Estamos aqui para buscar melhorias para os atendimentos e para a população. Entendemos que esse é um problema que precisa ser resolvido. Já estamos realizando levantamentos de relatórios para que as melhorias possam ser efetivadas, isso reforça o compromisso da gestão em resolver as falhas que comprometem a eficácia das operações de emergência”, disse.

Atualmente a Sejusp conta com 30 linhas simultâneas para atendimento, mas enfrenta sérios problemas de telefonia que resultam na perda média de 34 ligações por hora. Foto: Wilkes Silva/ Ascom Sejusp

O secretário de Saúde do estado, Pedro Pascoal, também se manifestou sobre os impactos negativos da telefonia na saúde pública, evidenciando a urgência em solucionar a situação. “Essas ligações não atendidas representam não apenas números, mas vidas que podem ter estado em risco. Nós, como Estado, não excluiremos a possibilidade de repassar essa responsabilidade para os culpados”, afirmou.

A representante da Anatel, Edela Peres, enfatizou o papel da agência na fiscalização das operadoras, dizendo que já estão sendo feitas as solicitações de informações para análise dos problemas. “Não vamos ficar alheios a isso. Estamos buscando as prestadoras, abrimos ações de fiscalização e estamos em contato com todas as operadoras presentes no estado para que adotem soluções eficazes”, explicou.

Durante a reunião, foi também debatida a efetivação da migração do número 190 em Cruzeiro do Sul, uma medida que visa melhorar ainda mais a comunicação em situações de emergência.

Estiveram presentes na reunião representantes de empresas de telefonia Oi e Anatel. Foto: Mariana Moreira/Ascom Sejusp

Use o Telegram

Como alternativa para os atendimentos emergenciais, a Segurança Pública recomenda o uso do aplicativo Telegram. A população poderá utilizar esse recurso para se comunicar de forma rápida e eficiente em caso de necessidade. Para acessar o serviço, siga os passos abaixo:

  1. Baixe o aplicativo Telegram em seu dispositivo móvel.
  2. No buscador, digite PM_190_AC ou acesse o link (https://t.me/PM_AC_190_bot).
  3. Registre sua ocorrência por meio de texto, vídeo, fotos ou áudio.

Os serviços emergenciais 190, 192 e 193, do Centro de Comando e Controle (CICC), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) estão à disposição, e o uso do Telegram representa uma alternativa para garantir que a comunicação em situações críticas seja mantida.

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