A Toyota está prestes a revolucionar o segmento de picapes no Brasil com um novo modelo intermediário, posicionado abaixo da Hilux, para enfrentar diretamente a Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick. Com previsão de chegada ao mercado entre 2026 e 2027, a picape inédita, apelidada internamente de Toyota Stout, promete unir tecnologia híbrida, robustez e confiabilidade para conquistar os consumidores brasileiros.
Diferente da Hilux, que continuará sendo a referência da marca no segmento de picapes médias, a nova aposta da Toyota terá uma estrutura monobloco, baseada na mesma plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) utilizada no Corolla e no Corolla Cross. Essa escolha garante maior conforto e dirigibilidade, características essenciais para disputar espaço no segmento das intermediárias.
A picape terá cerca de 5 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos, trazendo um design robusto, com grade e para-choques destacados, além de altura de rodagem elevada. A projeção do modelo indica um estilo moderno e agressivo, acompanhando as tendências do mercado.
Motorização híbrida flex: economia e eficiência
Uma das maiores inovações da Toyota Stout será sua motorização híbrida flex plug-in (PHEV). O conjunto mecânico contará com um motor a combustão 2.0 Dynamic Force (o mesmo do Corolla) e um motor elétrico traseiro, garantindo uma potência combinada de até 223 cv com gasolina.
A picape terá baterias de íons de lítio com 13,6 kWh de capacidade, oferecendo uma autonomia de até 50 km no modo elétrico. Além disso, a tração nas quatro rodas será um diferencial, proporcionando maior versatilidade para diferentes tipos de terreno.
Produção nacional e investimento bilionário
A Toyota não está apenas trazendo uma nova picape ao Brasil – a marca japonesa desenvolverá o modelo localmente. A produção será realizada na fábrica de Sorocaba (SP), como parte do investimento de R$ 11 bilhões planejado até 2030.
Além da nova picape, esse aporte inclui outros modelos estratégicos para a marca, como o Yaris Cross. A estreia da Toyota Stout coincidirá com a implementação da segunda fase do Proconve L8, que endurecerá os limites de emissão de poluentes no Brasil.
Concorrência acirrada: Toyota Stout pode destronar a Fiat Toro?
O segmento de picapes intermediárias está cada vez mais competitivo. Modelos como Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e Chevrolet Montana já disputam espaço, mas a Toyota Stout promete trazer um diferencial crucial: a tecnologia híbrida flex.
Hoje, a Ford Maverick Hybrid é a única picape eletrificada disponível no Brasil, mas a chegada da Stout pode mudar o jogo, oferecendo uma opção mais eficiente e sustentável para os consumidores que buscam economia de combustível sem abrir mão da potência.