A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), recebeu neste sábado (10) quatro motobombas que reforçarão o sistema de captação e distribuição de água da capital. O investimento de R$ 3 milhões foi viabilizado pela Defesa Civil Nacional, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em razão do decreto de emergência vigente.
Os equipamentos vão fortalecer o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, que é responsável por cerca de 60% do abastecimento da cidade. A expectativa é de que as novas motobombas ajudem a resolver, a médio prazo, os problemas de instabilidade no sistema.
O vice-prefeito Alysson Bestene afirmou que os equipamentos permitirão ampliar a capacidade de captação para até 350 litros por segundo. “É um avanço importante que vai beneficiar diretamente a população de Rio Branco”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joabe Lira, reforçou que essa entrega é mais um passo concreto para resolver o problema da água na capital. “Outros investimentos estão a caminho”, garantiu.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explicou que as motobombas fazem parte de uma série de ações estruturais. “Com os equipamentos já entregues, vamos estabilizar o sistema e garantir fornecimento de água com mais qualidade”, afirmou.