Ferrovia bioceânica volta à pauta: Jorge Viana anuncia avanços em missão à China

Em publicação nas redes sociais, o presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana (PT), compartilhou novidades promissoras para o Acre. Durante a missão empresarial à China — considerada a maior já realizada, com mais de 700 empresários — Viana afirmou que acordos assinados entre Brasil e China podem reativar o projeto da ferrovia bioceânica, que inclui a possibilidade de passagem pelo estado acreano.

“Quero dar um abraço nos meus irmãos acreanos, porque a boa notícia já chegou. Assinei dois acordos de cooperação na frente dos presidentes Lula e Xi Jinping, no Palácio do Povo”, disse Jorge. Ele relatou que a ferrovia, que ligaria o Atlântico ao Pacífico, passando pelo Acre, voltou a ser considerada estratégica pelos dois países.

A ideia da ferrovia não é nova. Ainda como senador, Jorge defendeu o projeto, que chegou a ter interesse direto do governo chinês em 2014. Segundo ele, a proposta foi interrompida por instabilidades políticas no Brasil, mas agora ganha força com o apoio declarado do presidente Lula e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

“A ferrovia é importante e pode virar realidade. O nosso Acre tem que voltar a ter esperança”, destacou Viana.

O anúncio foi feito no contexto da 15ª edição do Fórum Brasil-China, um dos principais encontros bilaterais entre os dois países. A China, principal parceiro comercial do Brasil, movimenta cerca de US$ 160 bilhões por ano em comércio bilateral e continua sendo um dos maiores mercados consumidores do mundo.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre