Governo institui Programa Impacta Mulher para fomentar autonomia econômica e empreendedorismo

Para promover a autonomia econômica e social de mulheres em situação de vulnerabilidade ou expostas à violência doméstica e familiar, o governo do Acre instituiu o programa Impacta Mulher, por meio do Decreto nº Nº 11.712 publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 30. A medida oficializa o projeto que já é realizado pela Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), desde maio de 2023.

Essa política pública voltada às mulheres busca a promoção da igualdade de gênero e dos direitos no trabalho, a erradicação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres, o estímulo à qualificação profissional, à empregabilidade e à geração de renda, a valorização do protagonismo e engajamento das mulheres no planejamento e execução de suas trajetórias socioeconômicas, além da interiorização das ações em todos os municípios, com sua participação ativa no desenvolvimento e execução das iniciativas e a superação da violência.

A implementação do Programa Impacta Mulher ocorre mediante a contratação de empresas especializadas na oferta de serviços educacionais e técnicos e o desenvolvimento baseadas nas regionais e nas necessidades específicas das mulheres identificadas em cada município por meio de parcerias com órgãos governamentais, entidades da sociedade civil organizada e setor privado para fortalecimento das ações de qualificação e geração de renda.

Estado oferece cursos de Corte de Cabelo Masculino e Feminino e Preparo de Pizza, oriundos do Programa Impacta Mulher. Foto: Victor Batista/Semulher

Conforme a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, esse programa é importante por se tratar de um mecanismo que contribui diretamente com o fim de relacionamentos abusivos. “O ciclo da violência, em relacionamentos abusivos, em muitas ocasiões é causado pela dependência financeira. Essa implementação é uma forma de empoderar essas mulheres com a qualificação profissional. Oferecemos cursos nos 22 municípios do Acre. Parte de uma sensibilidade e assertividade do governo na prevenção à violência”, disse.

Uma das alunas dos cursos profissionalizantes de Plácido de Castro, Leiliana Simão, conta como o programa ajuda diretamente no enfrentamento à violência de gênero. “Hoje em dia, tem muitas mulheres que estão ‘presas’, só tem o provedor para fazer tudo por elas. Então a gente abraçando isso [cursos], temos essa oportunidade de estar no mercado de trabalho e acreditar em nós, mulheres. É muito triste as mulheres que acreditam que têm que ser submissas aos homens.  Tenho colegas que nem sabiam que existia esse tipo de violência, que não é só bater. Eu agradeço muito à Secretaria da Mulher e peço que venham com mais cursos aqui pro meu município”, disse.

A Semulher promove nesta segunda-feira, 30, os cursos de preparo de hambúrguer e preparo de pizza, cartonagem e customização de camisetas, em Bujari e Acrelândia. Mais informações sobre novas turmas podem ser encontradas no perfil do Instagram da Semulher @semulherac ou pelo canal de atendimento oficial da pasta: (68) 99930-0420.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre