A maior feira de agronegócio do Vale do Juruá, a Expoacre Juruá, teve início na noite desta terça-feira, 1º, e conta com um estande ambiental integrado, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC).
O espaço oferece uma série de serviços e atividades voltadas à educação, regularização ambiental e fortalecimento das políticas ambientais no estado.
Entre as ações educativas estão disponíveis dinâmicas conduzidas pelas equipes de educação ambiental da Sema e do Imac, que abordam temas como a conservação dos recursos naturais, biodiversidade e práticas sustentáveis. A iniciativa foi pensada especialmente para promover a conscientização ambiental do público infantojuvenil.

O estande também oferece atendimentos voltados ao produtor rural, com o escritório do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e apoio à adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
“A novidade deste ano é a instalação de uma sala com o escritório do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Isso permite que o pequeno produtor que deseja se regularizar tenha acesso direto às orientações, entenda como funciona o processo e saiba quais os passos para alcançar a conformidade ambiental”, ressaltou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.

Outro ponto de destaque é o Viveiro da Floresta, unidade da Sema responsável pela produção de mudas, que atende, prioritariamente, às demandas do PRA. Durante a feira, o público tem a oportunidade de conhecer diversas espécies frutíferas e nativas, como açaí solteiro, buriti, jatobá, jambo, goiaba, caju, banana, abacaxi, café clonal, entre outras. No último dia de evento, no próximo domingo, 6, serão distribuídas 2,5 mil mudas aos visitantes.

Na noite de abertura, o estande ambiental recebeu a visita da vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que acompanhou de perto as atividades oferecidas ao público.
O presidente interino do Imac, José Denis Santos, destacou o trabalho integrado realizado pelo órgão na Expoacre Juruá.

“Nossa equipe está presente para orientar, receber documentação e dar entrada nos processos de regularização ambiental. Além disso, contamos com nossa equipe de Educação Ambiental, que tem trabalhado com crianças, jovens e adultos, reforçando a importância de cuidar do meio ambiente”, destacou o gestor.
A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, celebrou o avanço nas políticas ambientais em REDD+ e no enfrentamento às mudanças climáticas.

“Estamos participando pela primeira vez da Expoacre Juruá, apresentando as ações do IMC e fortalecendo o diálogo com a população. Este ano, finalizamos o processo de atualização da repartição de benefícios do Sisa, e nossa equipe está aqui para explicar como essa política funciona. O IMC tem somado esforços para habilitar o governo do Estado na captação de fundos climáticos para ampliação das políticas de REDD+ e também de enfrentamento e adaptação às mudanças do clima, que cada vez mais tem afetado nossa população, principalmente os ribeirinhos, agricultores, extrativistas e povos indígenas”, ressaltou a presidente.