Acre participa da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública em Brasília

O Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), marcou presença na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – iLab Segurança 2025, realizada em Brasília entre os dias 1º e 3 deste mês. O evento contou com a participação de autoridades dos três poderes, representantes da sociedade civil e profissionais de segurança pública de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além de organismos internacionais.

O secretário adjunto de Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, representou a Sejusp na conferência e destacou que o principal objetivo do evento foi construir propostas concretas para o fortalecimento do setor, com ênfase na integração entre os entes federativos e na análise da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública. “A I Conferência de Segurança Pública apresentou vários pontos positivos. Além dos debates e discussões entre os profissionais de segurança pública, tivemos a oportunidade de conhecer soluções inovadoras e tecnologias aplicadas para fortalecer a segurança pública, incluindo produtos e serviços do setor”, destacou.

Secretário adjunto, Evandro Bezerra, participou da conferência, representando a Segurança Pública do Acre. Foto: cedida

Durante sua participação, o secretário foi agraciado com a Láurea de Honra do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública, em reconhecimento ao seu trabalho na área.

Dentre os destaques da conferência, a integração e cooperação entre forças de segurança, órgãos governamentais e especialistas foi enfatizada como essencial para o fortalecimento da segurança pública no Brasil. A PEC da Segurança Pública foi discutida em um painel específico, onde lideranças presentes defenderam a participação efetiva dos conselhos representantes das forças de segurança, especialmente por meio do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), propondo que sugestões concretas sejam inseridas nos debates do Congresso.

Os desafios enfrentados pela segurança pública também estiveram em pauta, como a existência de 27 certidões de antecedentes criminais distintas e a necessidade de conexão entre bancos de dados, que atualmente facilitam a ação de criminosos. A conferência ainda apresentou soluções inovadoras e tecnologias aplicadas, incluindo uma exposição de produtos e serviços do setor.

Entre os palestrantes, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, ressaltou a prioridade da segurança pública para o governo federal e a importância da integração entre os entes federativos. O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, defendeu a PEC da Segurança Pública e sugeriu medidas como o agravamento das penas para crimes contra agentes do Estado e a utilização de parte da arrecadação de apostas esportivas para financiar a segurança pública.

Além disso, o Consesp apresentou propostas para a mudança legislativa que visa a reformulação da constituição do Conselho Nacional de Segurança Pública, buscando maior representatividade dos profissionais de segurança pública, algo que atualmente não ocorre.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre