O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá fazer um pronunciamento em rede nacional para responder à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros. A medida foi anunciada na última quarta-feira (9) pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, por meio de uma carta oficial enviada a Lula. A data do pronunciamento ainda está sendo definida, mas, segundo a CNN Brasil, poderá ocorrer entre esta quinta-feira (10) e amanhã (11).
O conteúdo da fala deve seguir o tom adotado na nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, na qual Lula afirmou que o “Brasil é um país soberano, com instituições independentes”. O secretário de Comunicação do governo federal, Sidônio Palmeira, está finalizando os ajustes para a transmissão.
Na carta enviada a Lula, Trump acusa o Brasil de perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro, critica a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e afirma que empresas norte-americanas de tecnologia estariam sendo censuradas e punidas ilegalmente.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro […] é uma vergonha internacional”, escreveu Trump.
Além disso, Trump justificou a nova tarifa como resposta ao que chamou de ações unilaterais e hostis do governo brasileiro contra os interesses americanos. A nova taxa de 50% sobre as exportações brasileiras entrará em vigor a partir de 1º de agosto, com aplicação ampla e independente de isenções por setor.