A Prefeitura de Rio Branco reforçou, nesta sexta-feira (11), a segurança e a conectividade digital no Horto Florestal, um dos principais pontos de lazer da capital. Com investimento de R$ 1,3 milhão em recursos próprios, a ação integra os programas Rio Branco Mais Segura e Conecta Rio Branco, promovendo melhorias na infraestrutura tecnológica e de segurança do espaço.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, o projeto instalou 30 câmeras de videomonitoramento ao longo de todo o percurso das trilhas e ampliou a cobertura de internet gratuita para até 1.500 usuários simultâneos. “Hoje, 100% do percurso está monitorado por câmeras e também conta com internet gratuita para visitantes e turistas”, destacou o secretário da pasta, Coronel Ezequiel Bino. As melhorias também incluem nova iluminação noturna, aumentando a segurança para quem frequenta o parque no fim do dia.
A comerciante Marta da Silva, que costuma visitar o local, comemorou: “Antes, por medo, evitava andar pelas trilhas. Agora, com o monitoramento, me sinto mais segura e confortável. Ficou muito bom.” A secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, reforçou que as mudanças devem atrair ainda mais visitantes. “Com todas as trilhas monitoradas, oferecemos mais segurança e conforto para os frequentadores. A internet gratuita também é mais um serviço à disposição da população”, disse.
Presente no evento, o vice-prefeito Alysson Bestene afirmou que a gestão de Tião Bocalom tem priorizado o uso da tecnologia para ampliar a segurança pública. “Desde o primeiro mandato, já foram investidos mais de R$ 3,8 milhões em videomonitoramento. Agora, estamos expandindo para parques e espaços públicos”, declarou. Segundo a prefeitura, o próximo local a receber as melhorias será o Lago do Amor, no Distrito Industrial.