Servidora acreana é eleita vice-presidente da Rede Nacional de Arquivos Públicos e reflete protagonismo do Estado na gestão documental

A gestora Cleilda Braga Dias, responsável pelo Arquivo Público do Estado do Acre, vinculado à Secretaria de Estado de Administração (Sead), foi eleita vice-presidente da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal. A escolha foi oficializada por meio do Conselho Nacional de Arquivos e representa um reconhecimento valioso ao trabalho desenvolvido pelo Estado na área de gestão documental e preservação da memória institucional.

“Essa nomeação é uma conquista coletiva. Representa o reconhecimento ao empenho da equipe do Arquivo Público do Acre e à importância que o Estado tem dado à preservação da memória e ao acesso à informação pública”, afirmou Cleilda Braga. “Estar na vice-presidência da Rede é uma oportunidade de contribuir com políticas que valorizem as especificidades regionais e fortaleçam os arquivos públicos em todo o país”.

Arquivo Público tem a responsabilidade de desenvolver a política estadual dos arquivos e preservação da memória institucional. Foto: Ascom/Sead

Criada recentemente, em 2024, a Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e o fortalecimento técnico das instituições, além de atuar na articulação de políticas públicas no âmbito do Sistema Nacional de Arquivos (Sinar).

O Arquivo Público do Acre tem papel primordial na preservação da identidade cultural do Estado, no controle social e na garantia do direito à informação. A instituição orienta os órgãos da administração pública sobre boas práticas de gestão documental e atende diariamente cidadãos, pesquisadores e estudantes.

Para a secretária adjunta de Gestão Administrativa, Keuly Costa, a nomeação de Cleilda Braga é o reflexo do compromisso do governo com a valorização da memória institucional. “A atuação da Cleilda à frente do Arquivo Público tem sido exemplar. Essa conquista reflete o comprometimento do governo do Acre com a modernização da gestão documental. Trata-se de um reconhecimento merecido, que projeta o Estado no cenário nacional”, destacou a gestora.

Com a nomeação, o Acre passa a ocupar posição estratégica na formulação de políticas públicas voltadas à área, ampliando oportunidades de parcerias, capacitações e investimentos ao nível nacional.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre