Em alusão ao Dia do Comerciante, Procon realiza ações educativas na capital e no interior do estado

Em alusão ao Dia do Comerciante, comemorado na última quarta feira, 16 de julho, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou ações educativas em comércios de Epitaciolândia, Brasileia e Rio Branco durante esta semana.

Servidora do Procon em Brasileia orienta consumidores. Foto: cedida

Os agentes do Procon percorreram os estabelecimentos comerciais entregando material educativo e orientando os empresários acerca da legislação consumerista, visando o equilíbrio nas relações de consumo.  

Para Hígia Thaise, diretora técnica do Procon, as ações educativas do Procon no comércio são de suma importância, especialmente em datas como o Dia do Comerciante, porque ajudam a promover um ambiente mais justo e transparente para todos. 

“Essas ações orientam os comerciantes sobre seus direitos e deveres, além de conscientizar os consumidores sobre seus direitos também. Assim os comerciantes podem melhorar seus atendimentos e práticas, e os consumidores se sentem mais seguros ao fazer suas compras. É uma forma de fortalecer a relação de confiança e garantir que o comércio funcione de maneira ética e responsável”, destacou.

O comerciante José Francisco de Assis destacou a importância da visita e das orientações.

“Recebi a visita do Procon hoje aqui no estabelecimento e gostei muito, dos esclarecimentos das dúvidas que eu tinha que eles tiraram. Só tenho a agradecer”, afirmou.

O Dia do Comerciante é comemorado em 16 de julho no Brasil, data dedicada a homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais que atuam no comércio, uma das atividades econômicas mais importantes do país. 

Para Mayra Araújo, coordenadora da Divisão Regional do Alto Acre, a  intenção do Procon na região é fortalecer o compromisso da autarquia,  junto aos comerciantes.

“Nossa intenção é fortalecer o nosso trabalho, fortalecer o direito do consumidor, estar mais presente no mercado local, tanto na fiscalização, quanto na parte educativa para que o comércio se sinta seguro, com a nossa presença e não o inibido e para fortalecer também o direito do consumidor, não só o comércio, como  no fornecimento dos produtos e serviços que são oferecidos aqui nos nossos municípios”, ressaltou.

Os comerciantes desempenham um papel fundamental na economia, nas relações de consumo oferecendo produtos e serviços, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento local e nacional. 

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre