O primeiro encontro do Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro será realizado no dia 28 de julho, em Rio Branco (AC), para divulgar os custos de produção da pecuária de corte na região Norte.
O evento, que acontecerá às 17h, na Expoacre 2025, é uma iniciativa da CNA, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac). Para participar presencialmente, os interessados devem se inscrever no link: http://cnabrasil.org.br/campofuturo2025
A programação do circuito conta com palestras sobre os custos da pecuária de corte regional e nacional, com destaque para os itens que mais comprometem a receita da venda do boi gordo no sistema de ciclo completo e dos bezerros no sistema de cria.
Além disso, o zootecnista e coordenador de Inteligência de Mercado da Scot Consultoria, Felipe Fabbri, vai debater as perspectivas de mercado e tendências da arroba do boi gordo.
De acordo com a assessora técnica da CNA, Larissa Mouro, em 2025 foram realizados quatro painéis para levantamento dos custos de produção da pecuária de corte no estado do Acre. Os sistemas de cria e ciclo completo foram analisados nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri.
Ao todo, ocorreram 18 levantamentos da cadeia produtiva em 16 municípios, de 4 estados distintos. Os dados levantados pelo projeto mostram que, no comparativo anual, o preço da arroba do boi gordo aumentou significativamente em todo o Brasil e na região Norte não foi diferente.
Apesar da valorização do boi gordo, os custos de produção continuam em patamares elevados. “No sistema de ciclo completo analisado em Cruzeiro do Sul (AC), por exemplo, o Custo Operacional Total ultrapassou R$ 300,00 por arroba vendida, pressionando as margens dos pecuaristas da região”, explicou Larissa.
Além dos levantamentos, a CNA monitora mensalmente os preços e custos de produção da pecuária de corte em mais de 100 municípios nas cinco regiões do Brasil.
Clique aqui e inscreva-se.
Circuito de Resultados do Campo Futuro do Norte
Data: 28 de julho
Horário: às 17h Local: Expoacre 2025