“Não ligar o Acre ao Peru é um crime contra o Brasil”, diz Aldo Rebelo em coletiva na Aleac

Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo criticou a ausência de ligação terrestre entre o estado do Acre e a cidade peruana de Pucallpa. Para ele, a não execução da estrada entre Cruzeiro do Sul e o país vizinho representa “um crime contra os interesses do Brasil”.

“Essa ligação de Cruzeiro do Sul com Pucallpa não ser feita é um crime contra os interesses do Brasil. O mundo inteiro está ligado por ferrovias. A China faz 38 mil quilômetros de ferrovia a cada quatro anos. Nós não conseguimos fazer nada”, disparou Rebelo.

O ex-parlamentar também fez críticas duras à condução da política ambiental pela ministra Marina Silva. Segundo ele, apesar de considerar o Acre um paraíso, Marina teria abandonado o estado ao se eleger por São Paulo, onde vive atualmente.

“Acho que depois de Eva, foi a segunda mulher a abandonar o paraíso. Eva por amor, e ela, não sei por quê. Ela diz que aqui é o paraíso, mas foi viver em São Paulo. Eu pergunto: paraíso para quem? Na Amazônia estão os piores indicadores sociais do país”, disse Aldo, com ironia.

Ainda durante a coletiva, Rebelo apontou incoerências na gestão ambiental no país. Um dos principais questionamentos foi sobre o descarte de lixo nas cidades da Amazônia.

“Eu andei por toda a Transamazônica. Em muitas cidades, todo o lixo é jogado nos rios. Como alguém que diz defender o meio ambiente não prioriza soluções básicas como aterros sanitários? Por que o Fundo Amazônia não financia isso?”, criticou.

O ex-ministro também alertou para um cenário alarmante: o avanço do narcotráfico nas regiões isoladas da Amazônia.

“Em algumas cidades da Amazônia, o maior empregador já não é mais a prefeitura, é o narcotráfico”, declarou.

A fala de Rebelo integra a série de agendas que cumpre no Acre, a convite da Aleac e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), debatendo temas ligados à legislação ambiental, soberania nacional e o desenvolvimento da Amazônia.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre