A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, reforçou nesta quarta-feira, 3, em Porto Maldonado (Peru), o compromisso do Estado em ampliar a integração regional com o país vizinho. A agenda, realizada com representantes da Câmara de Comércio de Madre de Dios, ocorreu após o encontro de Mailza com a presidente do Peru, Dina Boluarte, e marcou mais um passo na construção de políticas conjuntas de desenvolvimento entre os dois lados da fronteira.
Durante a reunião, o presidente da Câmara de Comércio, Orestes Quino, apresentou à vice-governadora um documento solicitando a criação de um grupo de trabalho binacional. O objetivo é reunir autoridades governamentais e empresariais para discutir soluções que fortaleçam o intercâmbio comercial, o turismo e a economia. Mailza garantiu apoio à proposta e destacou que o Acre está comprometido em ser protagonista nesse processo de integração.
“Nos comprometemos em trabalhar juntos, pensar na formação desse grupo de trabalho, para discutir essa integração da forma que seja boa tanto para o Brasil quanto para o Peru. O que nós queremos é essa troca fortalecida, beneficiando os nossos países e gerando oportunidades para o desenvolvimento da nossa economia, cultura e turismo”, afirmou Mailza.
Ela também ressaltou o simbolismo da agenda internacional, que incluiu reuniões em Lima e agora em Madre de Dios. Segundo a vice-governadora, o Acre vive um momento histórico na busca pela consolidação da integração. “Essa é uma luta de muitos anos e agora damos passos concretos para transformar em realidade. Brasil e Peru têm essa conexão e chegou a hora de transformarmos isso em desenvolvimento para os povos”, acrescentou.