Governo abre a primeira Semana Cultural Andina com programação de integração entre países vizinhos

Organizada pelo governo estadual, a primeira Semana Cultural Andina foi oficialmente aberta nesta sexta-feira, 12, no Lago do Amor, em Rio Branco. O evento reúne representantes da Bolívia, do Peru e do Acre e segue até domingo, 14, sempre das 17h às 22h, com programação gratuita que inclui apresentações musicais, comidas típicas e exposições de artesanato, destacando a diversidade cultural da tríplice fronteira.

A iniciativa é realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com apoio dos Consulados do Peru e da Bolívia, Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e diversas secretarias estaduais. Criada pela Lei nº 4.425, de 2024, de autoria do deputado Luiz Gonzaga, a Semana Cultural Andina tem o objetivo de promover a integração cultural, incentivar o intercâmbio artístico e consolidar-se no calendário oficial do estado.

Iniciativa é realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com apoio dos Consulados do Peru e da Bolívia, Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e diversas secretarias estaduais. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín esteve presente e destacou a importância de integrar socialmente, economicamente, comercialmente e culturalmente, o Acre aos três com quem faz fronteira: Ucayali e Madre de Dios; para que os três estados atuem de maneira conjunta.

Cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Pedro Alberto Rubín. Foto: Raylanderson Frota/Secom

“A cultura de vocês é muito diferente da nossa. Os peruanos podem oferecer produtos que vocês não têm, além do turismo e outros aspectos sociais. Queremos também intercâmbio entre estudantes, por exemplo, para que conheçam a nossa realidade, pois eu acredito que com o sul peruano há uma boa projeção para o futuro, para melhorar, obviamente, o nível de vida das populações”, continuou o cônsul-geral.

Sobre a integração com o departamento de Ucayali, Rubín reconhece que há dificuldades geográficas entre Pucallpa, a capital do departamento de Ucayali, e os municípios do norte do Acre, sobretudo com Feijó e Cruzeiro do Sul: “[Nessa região] a geografia é muito adversa, mas se houver esforço para fazer uma estrada e uma linha ferroviaria, para comunicar os viajantes, acredito que Pucallpa é muito dinâmica, é uma cidade que cresce muito e que pode trazer apenas benefícios para Cruzeiro do Sul. Portanto, acredito que isso vai levar tempo, pois existem rios, reservas naturais; que torna tudo mais complexo, mas está avançando pouco a pouco”, concluiu.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias. Foto: Raylanderson Frota/Secom

Segundo o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, o Acre está no caminho de estreitar cada vez mais os laços com os países vizinhos. “Os nossos vizinhos são extremamente importantes para essa relação que o Acre mantém com a Bolívia e o Peru. Essa feira vem justamente fortalecer esse convívio, já que o Acre sempre é convidado a participar de eventos nesses países. Nada mais justo que agora sejamos nós a recepcionar os nossos hermanos aqui”, afirmou.

O secretário ainda expressou as expectativas sobre o evento: “Tenho certeza de que serão três dias muito positivos, trazendo para a população um pouco da cultura, da gastronomia e do turismo dos nossos vizinhos”, concluiu.

Coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros. Foto: Raylanderson Frota/Secom

“A integração é fundamental, e este evento é um exemplo disso. Seja por meio de obras de infraestrutura ou de iniciativas de participação como esta, buscamos sempre aproximar cada vez mais o Acre dos países vizinhos. Havia o interesse dos consulados em promover essa feira, esse encontro, e agora ele se concretiza”, ressaltou o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, destacando que o evento representa mais um passo no esforço de integração regional.

Culinária andina é destaque do evento. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A Assembleia Legislativa do Acre também destacou a relevância do momento. “Esta é a primeira de muitas edições que virão. Aproveitem a culinária, a cultura e o artesanato que estão sendo apresentados. Quero parabenizar toda a equipe do governo, em especial os responsáveis por tornar este evento possível”, disse um dos representantes do parlamento estadual.

Titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita. Foto: Raylanderson Frota/Secom

O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, esteve presente e ressaltou o caráter simbólico da celebração: “Essa foi uma iniciativa aprovada com apoio da Assembleia e do governo, na pessoa do governador Gladson Camelí, para homenagear a relação do Acre com a cultura andina. O estado tem buscado fortalecer essa integração, especialmente com Bolívia e Peru. Este evento existe justamente para celebrar essa aproximação e homenagear o Acre, a Assembleia Legislativa, a cultura indígena e os países vizinhos”, destacou.

Evento segue até domingo, 14, sempre das 17h às 22h. Foto: Raylanderson Frota/Secom

A expectativa é que a Semana Cultural Andina se consolide como espaço anual de intercâmbio, ampliando a visibilidade das manifestações artísticas e aproximando ainda mais os povos que compartilham a fronteira amazônica.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre