“Aqui não tinha gestão, tinha uma quadrilha”, diz Gerlen após decisão de Flávio Dino sobre emendas PIX em Sena Madureira

Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, de suspender o envio de emendas parlamentares via transferência especial — conhecidas como emendas PIX — para nove municípios, entre eles Sena Madureira, o prefeito Gerlen Diniz se pronunciou em vídeo nesta segunda-feira (15). Ele voltou a denunciar supostos desvios de recursos durante a gestão do ex-prefeito Mazinho Serafim (Podemos).

O ministro atendeu a um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou indícios de superfaturamento, favorecimento de empresas, ausência de comprovação de compras e desvio de verbas entre 2020 e 2024. No período, Sena Madureira foi o quinto município do país que mais recebeu esse tipo de repasse, mas, segundo Gerlen, o montante “não se traduziu em melhorias para a população”.

“De 2020 a 2024, Sena Madureira foi o quinto município do país que mais recebeu emenda PIX. Isso era pra ter sido revestido em melhoria pra nossa cidade, mas não foi isso que aconteceu. Quando eu assumi aqui, eu falei várias vezes que aqui não tinha gestão, aqui tinha uma quadrilha desviando os recursos do município, que desviaram mais de 100 milhões de reais. Teve gente que duvidou. Hoje, o ministro Flávio Dino determinou a suspensão de todas as emendas para Sena Madureira”, afirmou o prefeito.

Segundo Diniz, a decisão do STF confirma as denúncias feitas desde o início de seu mandato. Ele destacou que os recursos desapareceram sem comprovação de investimentos e que a Polícia Federal deve aprofundar as investigações. “Será que agora vai ter alguém que duvide que o desvio aqui foi mais de R$ 100 milhões? Com certeza não. Tomara que os culpados sejam punidos”, completou.

O prefeito também lamentou os impactos da suspensão nas ações planejadas para o município, citando a construção de casas populares e apoio ao setor produtivo. Ele reforçou que sua gestão não tem relação com as irregularidades e pediu paciência à população. “Infelizmente, estamos sendo prejudicados por conta da ganância e da irresponsabilidade de quem tratou o município como um câncer. Essa gestão não tem nada a ver com a anterior. Vamos seguir trabalhando e aguardar, porque o tempo é o senhor da razão”, concluiu Gerlen.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre