Vice-prefeito de Capixaba defende revisão do plano de uso da Reserva Chico Mendes

Presente à reunião com produtores rurais realizada na manhã desta terça-feira, 16, no campus Baixada do IFAC, na Transacreana, o vice-prefeito de Capixaba, Amilton Cunha, destacou a importância do debate sobre os embargos ambientais e a necessidade de atualização do Plano de Utilização da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Segundo Amilton, o encontro representa um passo fundamental para garantir melhores condições de vida às famílias que residem na reserva.
“É com alegria e satisfação que hoje estamos aqui reunidos com os moradores da Reserva Chico Mendes, debatendo uma pauta tão importante, que é a parte de legalidade de quem mora dentro da reserva”, afirmou.

O vice-prefeito ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos moradores, que, de acordo com ele, estão cada vez mais limitados no acesso a políticas públicas em razão das restrições impostas pelo ICMBio.
“Hoje os moradores encontram dificuldade de sobreviver dentro da reserva, dificuldade de acesso às políticas públicas, pela questão das irregularidades colocadas pelo setor organizacional, que é o ICMBio. Então, estamos aqui como vice-prefeito de Capixaba, juntamente com os nossos moradores, e também faço parte do conselho deliberativo. Entendemos que é necessário ter um trabalho para regulamentar esse plano de utilização”, explicou.

Amilton enfatizou ainda que o atual plano está defasado e já não corresponde à realidade das comunidades que vivem na reserva.
“Há anos não existe mais a realidade que hoje se encontram os moradores da reserva, e essa discussão é justamente para trazer mais conforto e condições de sobrevivência para a nossa população”, concluiu.

Apoio

Representando o deputado federal Coronel Ulysses (União-AC), o chefe de gabinete, coronel Paulo César, e o assessor Ismael Muniz detalharam ações do parlamentar em defesa dos produtores. Entre elas, a apresentação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar atos do ICMBio e um Projeto de Lei que prevê anistia aos produtores afetados, além de outras iniciativas.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre