Cinco deputados do Acre aparecem como favoráveis à anistia de presos do 8 de janeiro

Seguindo uma estratégia semelhante à adotada pelo movimento Vem Pra Rua em 2016, quando foi criado o Mapa do Impeachment da então presidente Dilma Rousseff, foi lançado agora um sistema para acompanhar o posicionamento dos parlamentares em relação ao projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. O acompanhamento pode ser feito pelo site deputados.anistia08dejaneiro.com.br.

De acordo com levantamento realizado pelo Diário do Acre, a partir dos dados disponibilizados na plataforma, cinco deputados federais acreanos aparecem como favoráveis à anistia: Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos), José Adriano (Progressistas) e Zezinho Barbary (Progressistas). Já as parlamentares Socorro Neri (Progressistas), Antônia Lúcia (Republicanos) e Meire Serafim (União Brasil) constam como indefinidas.

Oposição pressiona por anistia e tenta incluir Bolsonaro no projeto 

A oposição pressiona a Câmara dos Deputados para acelerar a tramitação da proposta. Liderada pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, a bancada recebeu do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), a promessa de que o pedido de urgência seria votado nesta quarta-feira (17).

A expectativa é de que, caso a urgência seja aprovada, o mérito do projeto seja analisado nos próximos dias. O ponto central do debate será definir se Bolsonaro e os demais réus condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado estarão ou não incluídos entre os possíveis anistiados.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre