Inteligência Artificial ajuda pecuaristas a pesar o gado sem balança

A startup capixaba Olho do Dono desenvolveu uma tecnologia que permite pesar bovinos e suínos sem balanças tradicionais. Utilizando câmeras 3D portáteis e inteligência artificial, o sistema calcula o peso dos animais diretamente no pasto, de forma rápida e reduzindo o estresse no rebanho. Segundo os desenvolvedores, é possível pesar até 250 animais em apenas 20 minutos, com o apoio de dois vaqueiros. O índice de precisão é, em média, de 97% — comparado com a balança de curral tradicional. 

Segundo o CEO da Olho do Dono, Pedro Henrique Mannato, o funcionamento do sistema é simples. “O produtor posiciona a câmera no caminho de passagem do boi, que será filmado ao atravessar por baixo dela. Nosso sistema de inteligência artificial foi treinado com mais de 1,5 milhão de imagens 3D de bois com peso conhecido, coletadas ao longo dos anos no Brasil e em outros países. A partir do vídeo captado, a tecnologia calcula automaticamente o peso do animal e gera relatórios ou integra os dados ao sistema de gestão”, detalha.

De acordo com a empresa, o método elimina gastos com transporte, mão de obra e manutenção de balanças, além de gerar dados estratégicos para a gestão da produção. O monitoramento pode ser feito com frequência, ao contrário da prática comum de pesar o gado apenas duas vezes por ano, durante o período de vacinação.

“No momento da pesagem, o boi precisa andar longas distâncias até o curral, fica o dia inteiro confinado sem alimento e água. Além disso, ele pode se acidentar e ter que ser abatido precocemente, fatores que ocasionam perdas”, explica Mannato. Segundo ele, a tecnologia foi criada para resolver esse problema e mudar um hábito enraizado na pecuária.

Reconhecimento em escala

A startup já recebeu reconhecimento nacional e internacional. Foi eleita melhor agtech (startup voltada para o agronegócio) do Brasil no prêmio Embrapa Siagro, venceu o 1º TechCrunch Startup Battlefield da América Latina, além de ser premiada como melhor startup agro no InterCorte e uma das vencedoras do Finep Startup.

O sistema também integra leitores de brincos eletrônicos (RFID), que identificam automaticamente os animais e emitem relatórios sobre movimentações e eventuais fugas. A inovação já é usada por fazendas como o Grupo Rialma, em Goiás e Tocantins, onde os controladores acompanham peso e inventário do rebanho de forma remota.

Fundada em 2015 no Espírito Santo, a agtech acaba de receber R$ 2,2 milhões em investimento do BR Angels, grupo de inovação e capital-anjo. O aporte será usado para ampliar as vendas diretas para fazendas e formar uma rede de representantes comerciais.

“Encontramos um time com muita dedicação, crescimento e consolidação como referência em tecnologia para a pecuária. Temos certeza de que eles irão proporcionar o retorno desse investimento”, afirma Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels.

A Olho do Dono já atua em estados brasileiros e em países como Argentina, Paraguai e México, além de negociar entrada nos mercados da China e da Colômbia. Para 2026, a empresa prevê o lançamento de um novo produto, atualmente em processo de patente.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre