O Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), participou do primeiro Congresso Internacional de Segurança de Fronteira (CISFAL), realizado nesta semana, em Cuiabá. As Assembleias Legislativas de Mato Grosso e Rondônia promoveram, em parceria, o evento que reuniu autoridades, especialistas e parlamentares para discutir estratégias de enfrentamento ao tráfico de drogas, armas e pessoas nas regiões de fronteira do Brasil.
O evento surge como um marco no fortalecimento da integração entre os poderes legislativos estaduais e as forças de segurança, trazendo ao debate temas centrais como operações conjuntas, cooperação internacional e políticas públicas de proteção da sociedade.

Entre os presentes, destacou-se o coordenador do Grupo Especial de Fronteira do Acre (Gefron), Assis dos Santos, que palestrou sobre o trabalho desenvolvido pela unidade no combate aos crimes transfronteiriços e ressaltou a importância do congresso para consolidar novas frentes de cooperação e inteligência no enfrentamento ao crime organizado. “Estarmos aqui neste debate, fortalece nossas atuações tanto de planejamento, quanto de ações para o enfrentamento mais eficaz dos crimes realizados nas fronteiras dos nossos Estados”, disse.

A participação reforça o compromisso do estado em ampliar parcerias e fortalecer a integração entre as forças de segurança que atuam na região de fronteira, considerada estratégica no combate ao crime organizado na Amazônia.
Segundo os organizadores, o objetivo é que o Cisfal se torne referência anual no calendário da segurança pública, ampliando o diálogo entre Brasil e países vizinhos e buscando soluções inovadoras para garantir mais tranquilidade e segurança à população.