Uma história de dedicação e de amor. É assim que é possível descrever a relação entre a ex-primeira-dama Beatriz Cameli, com o seu falecido marido, o empresário, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre, Orleir Cameli. Durante anos, dona Beatriz colecionou retratos, documentos, medalhas, diplomas, recortes de jornais e, posteriormente, depoimentos de quem conviveu com Orleir.
O resultado é o livro “Orleir Cameli – Um homem à frente de seu tempo”. A autora dedicou-se por mais de dez anos para oferecer aos leitores um relato completo sobre a vida empresarial, política e familiar de Cameli, que faleceu em 2013.
A noite autógrafos será neste sábado, 27, às 19h30, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, e contará com uma exposição de fotos, condecorações e objetos pessoais representativos da vida do personagem biografado. Deverão participar do evento diversas personalidades da política, como o governador Gladson Camelí, sobrinho de Orleir, e da vida empresarial do Acre.
Dona Beatriz revela seus propósitos ao escrever a biografia
“O que me motivou foi colocar em palavras escritas a integridade, a coragem e a maneira como o Orleir levou a vida empresarial, política e familiar, todas as suas ações que eu observava no dia a dia. Então pensei que isso teria que entrar para a história”, conta a autora.
Outro aspecto abordado no livro é a defesa do ex-governador e ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, que, segundo dona Beatriz, recebeu muitas acusações injustas.
“Quis fazer justiça a um homem que lutou pelos seus sonhos. Muitas vezes os seus desafetos quiseram derrubá-lo. Então nesse livro eu conto a verdade, com a narração de fatos ocorridos durante os seus quatro anos à frente do governo do Acre. Inventaram histórias sobre ele ter diversos CPFs e que possuía um avião. Isso nunca foi provado e essa biografia faz a defesa da memória de um homem que dedicou a vida ao seu povo”, conta.