Assuero Veronez destaca potencial exportador da carne bovina acreana no Exporta Mais Amazônia 2025

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, participou nesta segunda-feira (29) da abertura do Exporta Mais Amazônia 2025 – Acre, realizado no Centro de Convenções da Ufac, em Rio Branco. O evento é promovido pela ApexBrasil e reúne produtores, empresários e representantes de diferentes setores para debater estratégias de inserção dos produtos amazônicos no mercado internacional.

Em entrevista, Veronez enfatizou que o Acre já possui condições para avançar no setor exportador, especialmente na pecuária. “Um dos pré-requisitos para se exportar é ter escala. Escala quer dizer quantidade de produto. E o que nós temos aqui no Acre hoje, que é evidente, é a carne bovina. (…) Temos volume, sim, para nos aventurar um pouco nesse mercado exportador, porque exportar é importante. Você fatura em dólar, melhora as condições de comercialização e insere um produto de qualidade no mercado altamente competitivo”, destacou.

O dirigente também analisou o cenário atual das exportações acreanas, lembrando que o perfil do setor mudou nos últimos anos. “Isso é um aprendizado, uma catequese. É uma aproximação que você vai fazendo, mostrando o produto e vendo as condições de preço para ser competitivo. Quando você olha o perfil de exportação do Acre, vê que houve uma mudança importante. Hoje, os três principais produtos são a carne bovina em primeiro lugar, a soja em segundo e a carne suína em terceiro. Só depois vêm a madeira e a castanha”, observou.

Veronez ressaltou ainda que novos produtos começam a ganhar espaço, com destaque para o café. “O café com certeza vai crescer. O mundo inteiro consome café, e acredito que esse produto, que já está sendo plantado no Acre, terá no futuro um grande potencial de exportação. É uma aposta que nos permite acreditar em uma nova frente para a nossa produção”, avaliou.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre