O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), destacou nesta terça-feira, 30, que o estado tem buscado adotar uma prática conjunta de preservação ambiental e fortalecimento do agronegócio sustentável. A declaração foi feita durante evento promovido pelos jornais Valor Econômico, O Globo e a rádio CBN, dentro do projeto “COP30 Amazônia”.
“Não precisa tirar uma árvore para fortalecer o agronegócio”, afirmou Cameli, ressaltando que a prioridade da gestão é apoiar o produtor rural, que também atua como aliado no combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. O governador participou da mesa “A vez dos Estados: as soluções para proteger a natureza e promover o desenvolvimento sustentável”, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho.
Durante sua fala, Cameli também apontou a regularização fundiária como um dos maiores desafios no Acre e defendeu maior “sintonia” entre as forças policiais para garantir a preservação ambiental e o combate a crimes na floresta.
COP30 Amazônia
O projeto “COP30 Amazônia” é realizado pelos jornais Valor Econômico e O Globo e pela rádio CBN, com patrocínio master da Eletrobras, patrocínio da JBS, Vale e Philip Morris Brasil, além do apoio do Governo do Acre, BNDES, Governo do Pará, Suzano e Vivo. A iniciativa conta ainda com a parceria institucional do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds).