Paulinho da Força se reúne com Valdemar Costa Neto para discutir PL da Dosimetria

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) se reuniu, na tarde desta terça-feira (30), com o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, na sede da legenda em Brasília. O encontro teve como pauta central o Projeto de Lei da Dosimetria, nova versão do antigo PL da Anistia, que propunha o perdão aos presos dos atos de 8 de janeiro.

Na reformulação feita por Paulinho, relator do texto indicado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a proposta passou a prever redução de penas aos condenados, descartando o perdão amplo. A mudança vem sendo discutida em reuniões com partidos de direita, centro e esquerda, na tentativa de construir consenso.

Paulinho chegou à sede do PL acompanhado do líder da legenda na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), e afirmou rapidamente à imprensa que buscava “alinhar expectativas”. Deputados do partido, no entanto, já sinalizaram que pretendem apresentar destaques ou até mesmo um substitutivo para recolocar a anistia no texto.

A agenda do relator foi intensa ao longo do dia: às 14h, ele recebeu centrais sindicais; às 16h, se reuniu com o PSD; e às 18h, com o PCdoB. A movimentação busca mostrar que o projeto não tem viés partidário, mas pretende oferecer uma solução política e jurídica diante das condenações. Apesar de contar com o apoio de nomes como o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o deputado Aécio Neves (PSDB), Paulinho ainda enfrenta resistências no Congresso, sobretudo no Senado.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre